O grupo de teatro Núcleo da Cena trouxe o troféu de convidado da ANPAE 2019 – Campus Colombo

EXTENSÃO

O grupo de teatro Núcleo da Cena trouxe o troféu de convidado da ANPAE 2019

Publicado em

Copiado!
Troféu de convidado na ANPAE 2019

O grupo de teatro Núcleo da Cena do Campus Colombo foi uma das principais atrações do XXIX Simpósio de Política e Administração da Educação, realizado nos dias 16 e 18 de abril nas dependências da UFPR, e organizado pela ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação.

A apresentação antecedeu a Palestra do Educador Miguel Arroyo que mencionou no início de sua fala a brilhante encenação dos alunos do Campus Colombo.

O Núcleo da Cena é um dos projetos de extensão do Campus Colombo, coordenado pela teatróloga e professora Carine Xavier, na qual tem o objetivo de fomentar a cultura da cena para a Comunidade Colombense.

Nesse espetáculo recebeu destaque a temática da opressão e violência contra a mulher no seu cotidiano. O espetáculo surge a partir de práticas cênicas e como um lugar de fala para tratar da problemática de conflitos sociais com a técnica do Teatro-Fórum do Teatro do Oprimido.

A encenação inicial do Teatro-Fórum tem como propósito o fracasso, abrindo a cena para interferência do público. O personagem Coringa tem como papel ser o facilitador do Teatro do Oprimido e, após entrar em cena, substitui o protagonista, neste caso, o oprimido, e busca alternativas para o problema encenado.

 

Topo