EVENTOS INSTITUCIONAIS

Palestra e debate encerram a programação do mês da Consciência Negra no Campus Colombo

Publicado em

Exibição do curta-metragem de Ivan Camargo

Durante novembro, mês da Consciência negra, o NEABI- Colombo promoveu ações para fortalecimento, promoção e reconhecimento da cultura afro-brasileira na comunidade institucional do campus. Dentre as ações, podemos destacar a parceria com o movimento negro paranaense e participação na tradicional Festa do Rosário, que está sua décima 10 edição. Confira as atividades realizadas:

– Participação da coordenadora do NEABI- Colombo, Carine Xavier, no grupo de trabalho para composição do Conselho Municipal de Política Étnico Racial – COMPER, que tem por finalidade garantir, promover, proteger e defender os Direitos Humanos da Comunidade Afro-Descendente (negros, negras e indígenas) do Município de Curitiba.

– Parceria com o Centro Cultural Humaita, na décima edição da tradicional Festa do Rosário, com atividades culturais. A oficina de Teatro narrado com matriz afro brasileira, que aconteceu no dia 11 de novembro, na casa Hoffmann ( localizada no largo da ordem- Curitiba) e no dia 17 de novembro aconteceu a Contação de histórias de Narrativas quilombolas.

– Exposição de trabalhos artísticos e reflexivos desenvolvidos nas disciplinas do ensino médio integrado, no final do mês de novembro.

O encerramento ocorreu na noite do dia 27/11, marcado pela exibição do episódio Paraná Afro, dirigido pelo cineasta Tiago Nascimento.  Após a apresentação do curta-metragem houve a realização da palestra debate com a temática “ Racismo e políticas públicas” com a participação do protagonista do curta-metragem Ivan Camargo, advogado militante da causa negra e  Presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB Subsecção Paranaguá.

Durante sua fala, Ivan Camargo destacou a importância da difusão do seu caso de racismo institucional, ocorrido há mais de 20 anos. Para o cineasta Tiago Nascimento, a Mostra Paraná Afro “é um panorama sobre a história atual das minorias sociais e étnicas de negros, indígenas, caiçaras, ciganos e quilombolas do litoral paranaense.”