Comdes desenvolve trabalho para aprimorar fluxos e atividades administrativas – Instituto Federal do Paraná

Comdes

Comdes desenvolve trabalho para aprimorar fluxos e atividades administrativas

Estão em andamento os trabalhos da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo de Descentralização Orçamentária, Financeira e Contábil (Comdes) do IFPR, designada pelas Portarias nº 1.128, e nº 1.936.

Segundo a presidente da Comdes, Alessandra Mariquito, “o trabalho que a comissão está desempenhando é de extrema importância para o desenvolvimento e aprimoramento dos fluxos e atividades administrativa, orçamentária, financeira e contábil da instituição”. O grupo tem o papel de avaliar o processo de descentralização de algumas atividades aos campi, analisando os impactos para as unidades e levando em conta a estrutura de cada uma, dada sua respectiva fase de implantação. Dessa forma, foram designados para comporem a comissão, além dos representantes da Reitoria, representantes dos campi das fases 1, 2 e 3.

Já ocorreram 3 reuniões presenciais da comissão no ano de 2016, tendo sido agendado novo encontro para o próximo dia 12 de abril, o qual será realizado por meio de videoconferência. O prazo estabelecido para conclusão dos trabalhos é de 18 meses, porém a conclusão da elaboração da minuta poderá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2016 – a qual será aberta para discussão nas unidades, para posterior apreciação pelos colegiados deliberativos.

Ressalta-se que a Lei 11892/2008 instituiu a estrutura multicampi dos Institutos Federais, e o Decreto 6095/2007 prevê a gestão orçamentária e financeira descentralizada. O principal objetivo dos trabalhos da comissão é definir o modelo a ser adotado no IFPR, planejando as etapas de descentralização de maneira que o processo ocorra de forma coordenada, garantindo, assim, que as unidades possuam capacidade de manter seu funcionamento de forma eficiente, consequentemente atendendo aos objetivos da instituição.

O contato com a comissão pode ser realizado através do e-mail comdes@ifpr.edu.br.