Comissão de coordenadores de curso e representantes de docentes e discentes do Câmpus Palmas participa de reunião com reitor do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Uma comissão composta por coordenadores dos cursos superiores, docentes e representantes dos discentes do Câmpus Palmas foi recebida nos dias 2 e 3 de julho na Reitoria do IFPR, em Curitiba, para uma reunião de trabalho com representantes das pró-reitorias da instituição. O encontro teve como objetivo principal a discussão e encaminhamento de soluções para as dificuldades pedagógicas e administrativas enfrentadas pelo Câmpus Palmas no primeiro semestre de 2014.

O professor Irineu Mario Colombo, reitor do IFPR, fez uma longa apresentação, que abordou a história do Câmpus Palmas desde a sua criação, em 2010. Colombo também tratou dos fatos que culminaram com as dificuldades que hoje o câmpus enfrenta, como a existência de mais de 550 estudantes remanescentes da instituição de ensino que deu origem ao Câmpus do IFPR. De acordo com Colombo, esses estudantes correspondem a um impacto de 26 turmas de cursos superiores em toda a unidade, especialmente no que toca ao volume de trabalho para os docentes da instituição.

O número de professores lotados no câmpus foi um tópico amplamente abordado durante a reunião. De acordo com as manifestações dos representantes de estudantes e professores, a maioria dos cursos da unidade de Palmas sofre com a falta de docentes. A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Neide Alves, explicou aos presentes que hoje o Câmpus Palmas possui 54 professores em regime de Dedicação Exclusiva; 16 em regime de trabalho de 40 horas semanais e 25 professores em regime de trabalho de 20h semanais, totalizando 95 professores e 118 pontos no Banco Equivalente, o que extrapola a pontuação total destinada ao Câmpus. O reitor lembrou a todos que, no mês de junho, a reitoria do IFPR decidiu reforçar a política de alteração de regime de trabalho dos docentes da instituição, sendo que todos os pedidos protocolados, desde que em conformidade com a legislação, serão homologados. A medida abre a oportunidade para que o Câmpus venha a ter 97 professores em Regime de Dedicação Exclusiva se todos vierem a solicitar a alteração.

Além disso, o reitor propôs a criação de uma subcomissão de representantes do Câmpus Palmas, que unirá esforços com a equipe da reitoria do IFPR para solicitar novas vagas de docentes junto ao CODIR e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC). “A solução para esta e também para outras dificuldades enfrentadas pelo Câmpus Palmas deve ser encontrada de forma conjunta”, afirmou.

Outro assunto abordado foi a suspensão da oferta de cursos de graduação. Quanto a isso, o pró-reitor de Ensino da instituição, professor Ezequiel Westphal, tranquilizou os presentes, afirmando que em nenhum momento foi elaborado qualquer documento que previsse a suspensão dos cursos de graduação oferecidos pelo Câmpus Palmas. O gestor defendeu que o que deve acontecer é um estudo aprofundado e uma racionalização das matrizes curriculares, para que cursos de uma mesma área possam compartilhar algumas disciplinas e professores para ministrá-las.

Ao final da apresentação do professor Colombo, a palavra foi passada ao professor Arnaldo Borges, que participou da reunião como representante do Ministério da Educação. Borges enfatizou que a missão dos Institutos Federais é atender a demanda regional, sendo que é a partir dela que se deve pensar a criação ou extinção de cursos.

Depois da reunião geral, os coordenadores foram divididos em quatro grupos de trabalho, de acordo com as áreas dos cursos técnicos: Ciências Exatas e da Informação; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas Aplicadas e Letras e Artes. A função dos grupos era discutir os principais problemas de cada curso e formas de viabilizar a racionalização das matrizes curriculares, para otimização do trabalho do corpo docente.

Os grupos trabalharam de forma isolada durante a noite do dia 2. Na manhã do dia 3, todos os participantes voltaram a se reunir para uma grade discussão final, que originou um Termo de Compromisso que prevê, entre outras coisas, o planejamento e a organização dos currículos dos cursos de nível superior e médio; a garantia de alteração de regime de trabalho para Dedicação Exclusiva a todos os professores que solicitarem e a complementação, por via de concurso público, do corpo docente dos cursos que ainda apresentarem deficiências; a manutenção dos cursos superiores vigentes em 2014 no ano de 2015; a elaboração do Plano Político Pedagógico, por parte do Câmpus Palmas, e a entrega do documento até dezembro de 2014.

Câmpus Palmas tem novo diretor-geral

Na sexta-feira (4), foi publicada a portaria de nomeação do professor Luciano Martignoni como Diretor-Geral do Câmpus Palmas. O nome de Martignoni foi sugerido pelo reitor do IFPR, na manhã do dia 3 de julho, durante a reunião final com a comissões de docentes e discentes do Câmpus Palmas. Martignoni assume o cargo que era ocupado de forma interina pelo professor Marcos Barros.