Comunidade conhece Plano Diretor do Câmpus Pinhais – Instituto Federal do Paraná

Comunidade conhece Plano Diretor do Câmpus Pinhais

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Prefeitura de Pinhais apresentaram nesta sexta-feira (15) o Plano Diretor do Câmpus do IFPR no município. Durante a audiência pública, também foi assinada a ordem de serviço para o início das obras. A inauguração da primeira etapa da construção do câmpus está prevista para março de 2014. O investimento inicial do Governo Federal é de, aproximadamente, R$ 15 milhões. Cedido pela Prefeitura, o terreno onde será erguido o Câmpus Pinhais do IFPR tem cerca de 60 mil m² e fica na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, no Bairro Jardim Amélia. A área construída total será de 5,7 mil.

O plano diretor estabelece o planejamento e a otimização da ocupação física do terreno a partir da utilização de um projeto que é padrão a todas as novas unidades do IFPR. Esse planejamento leva em consideração as particularidades e demandas locais.

O zoneamento do câmpus prevê a existência de seis setores: um administrativo (com 2.800 m²); um didático (3.500 m²); um setor de apoio didático (que consistirá em laboratórios técnicos e terá cerca de 600 m²); um setor de convivência, com refeitório e espaços de lazer (1.300 m²); espaços de uso múltiplo, com auditório e centro de convenções, além de um núcleo esportivo, com quadra coberta poliesportiva e ginásio.

“Dos sete novos câmpus do IFPR em fase de implantação, Pinhais é um dos que está com o cronograma mais adiantado, o que reflete a dedicação e a receptividade da gestão do município, revela eficiência e mostra a colaboração entre o Instituto e a municipalidade”, comentou o reitor do IFPR, Irineu Colombo, ressaltando o empenho da Prefeitura e da Câmara Municipal na adoção das medidas necessárias para o repasse e preparação do terreno cedido ao IFPR.

“Temos a consciência de que este câmpus do IFPR não será apenas para Pinhais, mas vai abrir possibilidades para os municípios do entorno”, salientou o prefeito Luizão Goulart. “O que se planta aqui geralmente dá bons frutos: esperamos que não seja diferente com o Instituto Federal”, disse.

O prefeito de Piraquara, Professor Marquinhos, esteve presente na audiência e salientou a importância de um câmpus do IFPR para a região: “Nós que trabalhamos com Educação sabemos que muitas vezes ela é usada para se fazer política: mas o que estamos vendo aqui é o contrário, é a política sendo usada para promover a Educação”. “Não temos dúvidas de que a conquista de Pinhais é de Piraquara também”, afirmou.

Ex-aluno do curso de Gestão Pública ministrado pela Diretoria de Ensino a Distância do IFPR, o presidente da Câmara, vereador Gilberto Hartkopf, lembrou das dificuldades enfrentadas no Legislativo para a aprovação da Lei que possibilitou o investimento do município. “Algumas pessoas achavam que a obra não sairia, por isso o dia é de felicidade e de comemoração”, comentou.

Durante a cerimônia, o diretor geral do Câmpus Pinhais, professor Paulo Yamamoto, foi apresentado à comunidade. O início das aulas no novo prédio do Câmpus está previso para o começo de 2014. Antes disso, no entanto, ainda neste ano, por meio de parceria com a Prefeitura, devem ser abertas cerca de 170 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A empresa vencedora da licitação para a construção da primeira fase do Câmpus Pinhais é a DM Construtora. Com a ordem de serviço assinada, as obras já podem ter início.

Participaram da audiência pública de lançamento do Plano Diretor do Câmpus Pinhais do IFPR cerca de 200 pessoas, entre elas estudantes e professores das redes municipais e Estadual de Ensino, além de diversas autoridades.

Centro Vocacional Tecnológico
Outra novidade anunciada para Pinhais durante o encontro foi a possibilidade de instalação de um Centro Vocacional Tecnológico (CTV) no município. O anúncio foi trazido pela professora Natália Silva, que, na solenidade, representou o deputado federal Ângelo Vanhoni. O mandato do deputado manifestou a disposição em destinar uma emenda parlamentar para viabilizar o investimento.

Vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), os CVTs são unidades de ensino e de profissionalização voltados à difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.

Veja mais fotos do evento na página do IFPR no Facebook.

Assista ao vídeo que apresenta o Plano Diretor do IFPR.

Comissão do Plano Diretor (Portaria nº 309/2012)

Presidente:
José Nivaldo Balbino – PROPLAN