Confira a programação da Semana da Consciência Negra no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Confira a programação da Semana da Consciência Negra no IFPR

Neste sábado, dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra. Para celebrar a data, o Campus Curitiba do IFPR realiza, durante toda a semana, uma série de atividades e exposições comemorativas. Serão abordados temas como a cultura, música e política afrobrasileiras.

Também haverá manifestações e apresentações culturais.  A data faz alusão à morte de Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695.

Ele liderava uma comunidade de escravos no Nordeste do Brasil, situada em uma serra entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Oprimidos pelo regime escravagista, negros de todo o nordeste se refugiavam em Palmares, onde encontravam uma oportunidade de viver como homens livres. O crescimento do quilombo, que chegou a ser formado por cerca de 20 mil pessoas, representava um risco ao governo português e aos grandes fazendeiros, que utilizavam em larga escala a mão de obra escrava.

Esses fazendeiros contaram com o apoio de militares e bandeirantes para destruir Palmares. A maioria dos habitantes foi assassinada, entre eles o líder da comunidade, que chegou a ser decapitado. A cabeça de Zumbi dos Palmares foi exposta na Praça Central de Recife pelo Governo Português, que aterrorizava outros escravos que pensavam e tentavam fugir do cativeiro.

Aos poucos, os direitos da população afrodescendente foi sendo reconhecido. Mas somente depois de dois séculos da morte de Zumbi (em 13 de maio de 1888, data de promulgação da Lei Áurea) é que os escravos afrobrasileiros foram libertos oficialmente.

Desde o início do Governo Lula, o país tem adotado uma série de políticas afirmativas que visam amenizar as diferenças socioeconômicas da população negra. Entre elas, destacam-se as cotas nas universidades públicas, que têm aumentado o acesso de afrodescendentes ao Ensino Superior.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) reserva 20% das vagas no Ensino Técnico para a inclusão racial. Elas são disponibilizadas para estudantes de cor preta ou parda que tenham traços fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro – além disso, no IFPR, ainda há reserva de 20% das vagas para estudantes de escolas públicas;  5% a candidatos indígenas e outros 5% a pessoas com deficiência.

Programe-se. Confira, a seguir, o cronograma da Semana da Consciência Negra:

Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba – Programação alusiva ao 20 de novembro (Dia da da Consciência Negra):

Quarta-feira (17/11)

Manhã
11:00 – Abertura da Exposição: Negros no Brasil: cultura, música e política

Tarde
14:00 – Palestra com Prof. Ms. Hilton Costa. Doutorando em História pela UFPR e membro do NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR.

16:00 – Apresentação de Capoeira

Quinta-feira (18/11)

Manhã
Stand com livros temáticos sobre escravidão e temas africanos e afro-brasileiros

Noite
19:00 – Apresentação do longa-metragem: Preto no Branco: negros em Curitiba

Após a sessão parte da equipe produtora do longa-metragem estará discutindo o filme e o processo de criação coletiva que marcou a produção.

Sexta-feira (19.11)

Manhã e tarde
Oficina de Trança afro

Professores responsáveis: Equipe de História: Ederson, Denilson e Edilson.