Conif e Andifes lançam campanha pelo respeito à democracia e ao processo eleitoral brasileiro
Publicado em
Nesta segunda-feira (18/7), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino superior (Andifes) lançaram campanha pelo respeito à democracia e pela reafirmação da confiança das entidades no processo eleitoral, na Justiça Eleitoral e nas urnas eletrônicas.
A campanha conta com a participação de institutos e das universidades
federais.
O objetivo da ação é auxiliar na divulgação de informações e esclarecimentos de dúvidas comuns aos eleitores durante o período eleitoral, além de mitigar o compartilhamento de fake news. A campanha também terá como foco incentivar o voto entre os grupos não obrigatórios, como jovens com idade entre 16 e 18 anos e idosos, e a participação dos brasileiros como mesários voluntários.
“Esta mobilização vem ao encontro da natureza das nossas instituições, que é formar cidadãos autônomos e críticos”, analisa o presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha. “A confiabilidade das urnas eletrônicas também é testada e comprovada por nossas comunidades acadêmicas nas escolhas de dirigentes de várias instituições, uma vez que são utilizadas em nossos processos eleitorais”, completa.
Combate à desinformação
Em 27 de junho, a Andifes e o Conif estiveram em audiência com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando apresentaram ao ministro Fachin documento conjunto reforçando a confiança no TSE e na sua consolidada tradição de realizar eleições livres e seguras em todos os pleitos do período democrático recente.
Na ocasião, as entidades da educação superior também assinaram um termo de cooperação e adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral, que tem por objetivo conter a proliferação de notícias falsas que contaminam o processo democrático brasileiro.
A campanha estará disponível nos sites institucionais e nas redes sociais do Conif e da Andifes, das universidades federais e dos institutos federais até o término do período eleitoral, sempre em consonância e respeitando as regras da Justiça Eleitoral.
Informações e texto: Conif e Andifes.