Publicado em
Na quinta-feira (21), foi realizada a primeira reunião extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) de 2016.
O encontro, ocorrido em Brasília, contou com a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
A pauta da reunião discutiu o papel estruturante das instituições, a prática da pesquisa aplicada, a expansão da Rede e a definição de uma agenda estratégica. O presidente do Conif, Belchior de Oliveira Rocha, abriu a agenda com a apresentação de dados gerais da Rede Federal que, atualmente, contabiliza 562 unidades em todo o país e mais de um milhão de matrículas. A interiorização e a forte atuação na pesquisa aplicada, inovação e extensão tecnológica, alinhadas com as demandas dos territórios, foram pontos de destaque.
Em sintonia com os arranjos produtivos locais, atualmente as instituições da Rede desenvolvem 10.769 projetos de pesquisa aplicada e 5.979 projetos de extensão tecnológica. “Esses números demonstram o caráter inovador e o compromisso da Rede com o desenvolvimento de todas as regiões do País”, enfatizou Belchior.
Confira aqui a apresentação realizada durante o encontro.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif.