Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPR realiza reunião ordinária – Instituto Federal do Paraná

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPR realiza reunião ordinária

Nesta quarta-feira (6), foi realizada, por videoconferência, uma reunião ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). O encontro contou com a presença de pró-reitores, diretores, representantes discentes, docentes e técnico-administrativos e foi presidido pelo Pró-Reitor de Ensino, Ezequiel Westphal.

Entre os itens da pauta, estiveram a apreciação de três novos cursos superiores: Engenharia de Controle e Automação, do Campus Jacarezinho, Engenharia Elétrica, do Campus Paranavaí, e Tecnologia em Agroecologia, do Campus Ivaiporã. Com a implantação desses cursos, o IFPR, que oferta atualmente 33 cursos superiores, passará a ofertar um número de 36.

O Pró-Reitor de Ensino ressaltou que esses cursos são o resultado de um amplo trabalho de discussão dos colegiados, levando em conta as diretrizes da Pró-Reitoria de Ensino (Proens) e dos campi, atendendo aos arranjos locais. Contribuem para a estrutura piramidal do IFPR, que tem sua base nos cursos técnicos, especialmente os integrados ao Ensino Médio, passando pelos cursos superiores, de licenciatura, bacharelado e tecnologia, até os cursos de pós-graduação – trata-se da verticalização do ensino.

O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia contribuirá para o fortalecimento da educação do campo, valorizando as atividades que o Campus Ivaiporã já desenvolve na área. Une-se, por exemplo, ao Campus Campo Largo, que também desenvolve educação do campo e trabalha com movimentos sociais a ele relacionados, dentro de uma proposta pedagógica em um de seus eixos formativos.

Outro item da pauta foi a apreciação do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Campus Jacarezinho, trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2013. Trata-se de uma proposta diferenciada, com currículo flexível e dinâmico, entendido a partir da opção eletiva do estudante. Por meio do projeto, entende-se que a escolha do curso se dá, pelo estudante, na matrícula das unidades curriculares, após período de orientação, seguida de posterior ingresso no eixo tecnológico.

Ao fim da reunião, no momento dos informes aos conselheiros, foram apresentadas questões referentes ao Processo Seletivo IFPR 2017, à comissão disciplinar discente e ao recredenciamento EaD, entre outros pontos.

A próxima reunião do Consepe tem data prevista para o dia 08 de agosto de 2016.