Conselho Superior homologa resultado das eleições – Instituto Federal do Paraná

CONSUP

Conselho Superior homologa resultado das eleições

Em reunião na tarde da sexta-feira (01) o Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná (IFPR) aprovou o parecer em que se declara homologado o resultado do processo de consulta à comunidade acadêmica para escolha do cargo de reitor do IFPR. O relatório confirma a vitória do professor Irineu Mário Colombo com 77,38% dos votos. O documento foi elaborado pela Comissão Eleitoral Central (CEC) e relatado pela diretora do Campus Londrina, professora Edilomar Leonart.

O parecer expõe todas as etapas do processo eleitoral, desde a motivação das eleições, com a saída do ex-reitor, professor Alipio Leal, a deflagração do processo eleitoral pelo Consup, a constituição das comissões, inscrição dos candidatos até a votação. A partir de agora o Consup deve enviar o relatório das eleições ao MEC para que seja agendada a posse do reitor eleito.

De acordo com o presidente da CEC, professor Izaias Costa Filho, os trabalhos foram coordenados por uma comissão que é totalmente legítima. “Para nós foi um orgulho participar e poder contribuir; as Comissões foram escolhidas pela base em cada unidade e, a partir disso, formada a Comissão Central”. O presidente ainda ressaltou que não foram registradas ocorrências durante as eleições, que foram realizadas com tranquilidade e dentro do esperado.

O relatório entregue ao Consup prevê sugestões que visam aprimorar o processo eleitoral, como a utilização de urnas eletrônicas ou mesmo a inclusão de cédulas em braile, para que deficientes visuais possam participar das eleições.

Por sugestão do secretário do Consup, Pedro Antônio Bittencourt Pacheco, o Conselho aprovou que seja produzida uma moção de reconhecimento ao trabalho das comissões, agradecendo e parabenizando pela excelente condução dos trabalhos.

O presidente da sessão, reitor em exercício, professor Carlos Alberto de Ávila, parabenizou não só as comissões eleitorais, mas toda a comunidade do IFPR que contribuiu para que o processo eleitoral transcorresse de forma saudável e democrática.

O presidente também fez informes gerais: esclareceu sobre a conclusão do Relatório de Gestão que já está disponível no site do IFPR; sobre a presença da Controladoria Geral da União (CGU) que está auditando os processos internos para posterior sugestões à Instituição e sobre o decreto 7.746 e portaria 257 e tratam da limitação de diárias e passagens no âmbito das instituições federais de ensino.