Publicado em
Nesta terça-feira (13), o Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná (Consup) se reuniu na Reitoria em Curitiba (PR). O encontro foi transmitido integralmente ao vivo. Na página do Consup estão publicados documentos como ata, pautas e legislação pertinente.
No início, o presidente do Consup, Odacir Antonio Zanatta, colocou para votação dois pedidos de alteração de ordem de pauta: a reunião abriu com a apreciação do Plano de Gestão, a pedido do conselheiro Sérgio de Almeida, representante dos técnicos administrativos em educação, e foi seguida pela exposição sobre a flexibilização da jornada de trabalho, requerida pela conselheira Eliane Mesquita, representante da mesma categoria.
Plano de Gestão 2017
A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) expôs o Plano de Gestão 2017, a evolução do orçamento no IFPR e as previsões de investimento. O Plano, que já havia sido apreciado em outros colegiados do IFPR, também foi aprovado por unanimidade pelo Consup.
Flexibilização da jornada de trabalho
A relatoria do processo 23411.005200/2015-15, referente à proposta de regulamentação de flexibilização de jornada de trabalho dos técnicos administrativos em educação do IFPR, foi do conselheiro Marcelo Mazzetto, representante dos técnicos administrativos. A exposição começou com um resgate histórico sobre essa questão no Instituto e o conselheiro apresentou parecer favorável à proposta de minuta de resolução encaminhada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).
O conselheiro-relator ressaltou a importância de passar essa matéria pelo órgão máximo do IFPR. Já Eliane lembrou o trabalho das comissões, desde 2012, que realizaram levantamentos apropriados sobre o tema e destacou: “essa normatização é o início de uma luta para ampliarmos a flexibilização para todos os servidores, essa é uma luta da categoria na Rede Federal”.
Depois de amplo debate e propostas de alterações, os conselheiros aprovaram – em votação nominal –, de forma unânime, o parecer do relator.
Eliane, também no cargo de Pró-Reitora de Gestão de Pessoas do IFPR, esclarece os próximos passos: “Este é um momento memorável para a carreira TAE, pois podemos trabalhar com clareza e legalidade nos nossos atos administrativos sobre a flexibilização. A Reitoria irá agora trabalhar para instituir a Comissão Central Permanente de Acompanhamento da Jornada Flexibilizada e dar encaminhamento aos trabalhos que levarão às emissões de portarias individuais de forma sólida, transparente e legal”, finaliza.
Alterações ligadas aos discentes
A alteração da Resolução 54/2011, proposta pelo conselheiro-relator José Barbosa, representante dos docentes, foi aprovada por unanimidade, e alunos poderão fazer reaproveitamento de cursos Proeja e de diferentes níveis de ensino.
Também a revisão e alteração do capítulo X, título V, da resolução 55/2011, foi aclamada por todos os presentes. Com isso, discentes poderão aproveitar matérias já cursadas em cursos de nível técnico do IFPR. A relatoria deste processo foi do professor Paulo Gaioto.
Comitês do IFPR
A criação de dois comitês estiveram na pauta desta reunião: Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) e Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), ambos relatados por representantes dos docentes.
O primeiro, relatado por Magnus Goulart, foi favorável a criação da Ceua no IFPR; Diego Zontini, também acordou sobre a implantação do CEP. Ambos os pareceres foram aprovados pelos demais conselheiros.
“É importante ressaltar que as pesquisas e utilização de animais precisam ser pautadas pela Lei 11.794/2008, então a experimentação e manuseio dos animais no âmbito do IFPR será norteada e acompanhada por essa Comissão de Ética”, explica Magnus, sobre a questão legal da Ceua. “Esse comissão deverá ser formada por profissionais de diversas áreas, dentre elas médico veterinário, biólogos e membro da sociedade protetora dos animais”, afirma.
NIT
Paulo Yamamoto, representante dos pró-reitores, relatou parecer favorável, acompanhado pelos colegas, à minuta de resolução de organização, implementação e funcionamento dos Núcleos de Inovação Tecnológica no IFPR (NITs), indo ao encontro das ações da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação de valorização da propriedade intelectual gerada pelo Instituto. De acordo com o conselheiro, os valores arrecadados servirão para fomentar as produções e estruturas locais, bem como o fomento de bolsas ligadas à pesquisa e inovação.
Projeto Político Pedagógico no Campus Jacarezinho
Em relação à apreciação do processo 23407.000288/2015-30, referente ao Projeto Político Pedagógico do Campus Jacarezinho, o conselheiro-relator Marcelo Estevam – representante dos pró-reitores – recomendou o arquivamento, visto que o campus possui cursos já estabelecidos e outros em aprovação por parte órgão máximo do IFPR. Os conselheiros acompanharam o voto.
Mestrado profissional
De forma unânime, o funcionamento do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede foi aprovado. O parecer do relator Marcelo Estevam levou em consideração os pareceres favoráveis da Capes e do Consepe/IFPR.
Calendários
O representante dos discentes Bernardo Szvarça relatou a proposta de calendário de avaliação do relatório de gestão do IFPR do ano de 2016. A proposição foi aprovada com ressalvas. O calendário de avaliação deve ser finalizado em fevereiro de 2017.
Quanto ao calendário do Consup, o conselheiro-relator Marcos Paulo Rosa, representante dos docentes, apresentou uma proposta de datas, acatada por todos. Ficou decidido que o órgão máximo do IFPR se reunirá ordinariamente nos dias 21 de março, 27 de junho, 26 de setembro e 12 de dezembro. Em 2016, O Consup se reuniu em março, agosto e dezembro.
Leia mais:
No segundo dia de reunião, Consup delibera sobre temas de interesse dos campi
Em primeiro dia de reunião, Consup aprecia propostas de criação de cursos
Primeira reunião de 2016 do Conselho Superior é realizada na Reitoria