História sem distâncias: uma aula síncrona de História do Brasil em parceria com a UNIFAL (MG) – Campus Avançado Coronel Vivida

APNPs

História sem distâncias: uma aula síncrona de História do Brasil em parceria com a UNIFAL (MG)

Publicado em

Copiado!

Desde o início das atividades remotas o Campus Coronel Vivida tem buscado formas diversas de entreter e ocupar seus alunos. Uma destas, em forma de aula síncrona, ocorreu no dia 22 de junho de 2020 na aula de história do professor Sílvio Weber e teve participação de cerca de 70% dos alunos dos segundos anos do ensino médio. Esta aula síncrona da disciplina de História contou com a participação especial do Dr. Luiz Antonio Sabeh, professor de História Moderna da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Dr. Sabeh é um dos maiores especialistas sobre a presença da Companhia de Jesus no Brasil durante o período colonial, autor do livro “Colonização salvífica: os jesuítas e as Coroas ibéricas na construção do Brasil (1549-1640)” e coautor do livro “A educação humanista e a catequese jesuítica no Brasil”.
Ao longo deste encontro dois pontos importantes foram destacados, os aspectos gerais da atuação e os aspectos gerais da presença da Companhia de Jesus no Brasil. Vários alunos participaram com intervenções importantes, sanando dúvidas e resolvendo curiosidades relacionadas a este contexto da História do Brasil. A conversa rendeu muito mais, pois nas semanas seguintes foi atrelada à análise do filme “A Missão” (1986), de Ronald Joffé, e finalizada com uma produção de texto.



Topo