Transtornos alimentares – uma questão de gênero – Campus Curitiba

Transtornos alimentares – uma questão de gênero

10592889_752153251512039_709978351051906140_nNo dia 30 de agosto, no auditório do Câmpus Curitiba, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Gênero, Diversidade e Inclusão (NeGeDI) realizou a primeira palestra do evento de extensão negedian@s – ciclo de palestras, que se realizará durante o segundo semestre deste ano. Com o tema “Transtornos alimentares – uma questão de gênero”, esse primeiro encontro teve como objetivo discutir o sofrimento psíquico em mulheres com transtornos alimentares. Foram abordados temas como obesidade, anorexia e bulimia e suas interlocuções com os papéis sociais impostos a cada gênero. Palestraram as psicólogas Camila Chudek Ribeiro e Giovana Luiza Marochi e a discente Giovanna Macanhã Scremin e a fala de abertura foi realizada pela psicóloga do câmpus Camilla Corso Silveira.

“Este evento foi gestado pelo grupo na intenção de trazer para a comunidade escolar a problematização de questões naturalizadas em nosso cotidiano, questões essas que, mesmo sendo produzidas e reproduzidas cultural e socialmente, são admitidas como fixas e imutáveis. Nossa tentativa é tornar evidentes as desigualdades de gênero e propor reflexões sobre as práticas sociais que as mantém. Nós faremos uso do potencial de mudança social que a escola carrega para promover vozes diferentes, fazer circular outros discursos para além do corriqueiro visando à desconstrução de paradigmas que sustentam as diversas formas de opressão”, esclareceu Camilla.

Também compõem o Núcleo, que está aberto a toda a comunidade escolar, as docentes do IFPR Joyce Muzi (coordenadora), Josiane Ferla, Michele Mansur e Sileide Salvador; os técnicos(as) do IFPR Adilson Muzi (vice-coordenador), Camilla Silveira, Tânia Incerti, Jusane  Dalmonico e Karina Labes; as discentes do IFPR Giovanna Macanhã e Bárbara Moreira e o discente Maicon Lima; as colaboradoras do Getec/UTFPR, a professora Nanci Stancki da Luz, a assistente social Jussara Dias, a mestranda Nabylla Fiori e a designer gráfica Ana Caroline Padilha.

O Núcleo terá sua próxima palestra no próximo dia 20, das 9h às 12h, e abordará como tema a ‘Violência contra a mulher’. Para mais informações, entre em contato pelo email: negedi.ifpr@gmail.com