Terceira edição (2016) do Ciclo de Humanidades discute o “Espaço e Tempo” – Campus Curitiba

Notícias

Terceira edição (2016) do Ciclo de Humanidades discute o “Espaço e Tempo”

Publicado em

Copiado!

Em sua Terceira Edição 2016, o Ciclo de Humanidades abordará duas categorias centrais da Tradição Filosófico-Científica Ocidental: Espaço e Tempo. Desde os primórdios, a compreensão do que é a espacialidade e a temporalidade desempenharam um papel primordial no pensamento filosófico, tornando-se – após as sucessivas revoluções científicas – o objeto central de ciências independentes daquela, a exemplo da Física e da Geografia.Se para Immanuel Kant – filósofo iluminista alemão – Espaço e Tempo constituem as condições de possibilidade de toda experiência, estes sinalizam, concomitantemente, os limites de toda experiência de conhecimento possível.
Em Isaac Newton, por sua vez, Espaço e Tempo desempenham um papel absoluto, enquanto referenciais de movimento, contrastando com a Teoria da Relatividade desenvolvida por Albert Einstein, a qual aborda o Espaço e o Tempo como relativos e indissociáveis, especificamente Espaço-tempo. Também a Geografia contemporânea inaugura o conceito de Espacialidade Cultural, conferindo a este conceito uma extensão que ultrapassa os limites da mera realidade palpável. Compreender, através de uma abordagem Bildung, cada uma destes conceitos mostra-se uma tarefa primordial, sobretudo àqueles que pretendem imergir – bem como os que já se encontram imersos – no contexto da cientificidade contemporânea.

PALESTRANTES:

André Roberto Cremonezi – Professor de Filosofia do IFPR/Curitiba. Concentra suas pesquisas nas áreas de Filosofia Transcendental, Metafísica, Ontologia, Filosofia da História, Teoria do Conhecimento e Hermenêutica.

 Marcos Otaviano da Silva – Professor de Física do IFPR/Curitiba. Concentra suas atividades no estudo e pesquisa na área de Física das Radiações aplicada à Medicina.

 Dalvani Fernandes – Professor de Geografia do IFPR/Curitiba. Concentra suas atividades no estudo e pesquisa nas áreas de Geografia Cultural e Geografia da Religião.

DATA: 23/08/2016

HORÁRIO: 19:30h

LOCAL:  Teatro Paiol – Praça Guido Viaro s/n. Prado Velho. Curitiba – PR.

 ENTRADA FRANCA 

 O “Ciclo de Humanidades”, Programa de Filosofia do Instituto Federal do Paraná / IFPR –campus Curitiba em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba – FCC e LAPEDUH/UFPR, tem por objetivo promover a Formação em Humanidades no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana. Por “Formação” [Bildung] entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “Autocultivo de si” [Bildung]. No âmbito acadêmico, o conceito de “Formação” implica a abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.

 Mais informações em:

https://www.facebook.com/bildungifpr/

https://projetobildung.wordpress.com/

https://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/

Topo