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Campus Curitiba recebe curso de extensão

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Confira o novo cronograma AQUI.

O curso será certificado pelo IFPR como curso de extensão.

Resumo da proposta:
O Brasil passa por um período de mudanças em relação à educação básica, especificamente no que diz respeito à lei 13.415/2017 que reformulou a LDB com base em uma medida provisória editada em 2016, nesse contexto professores e professoras do IFPR (Campus Curitiba) explicitaram a necessidade de fortalecer a compreensão sobre os documentos que dão parâmetros, orientam e fornecem diretrizes para a Educação Básica no Brasil, mais especificamente em relação aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Parte-se pressuposto de que é necessário estudar e compreender o histórico do Ensino Médio no Brasil, suas legislações, políticas e discussões epistemológicas para que seja possível entender os impactos das mudanças, os limites e possibilidades das possíveis adesões ou contrapontos as alterações propostas para a educação pública, com um olhar específico a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), nessa ampliação qualitativa da compreensão dos documentos figura o objetivo geral da proposta. A metodologia do curso será a da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008) que proporciona o diálogo entre as demandas dos envolvidos no curso e a relação dialógica com o conhecimento historicamente acumulado pela ciência. A pesquisa colaborativa como princípio epistemológico oferece a possibilidade de, no diálogo com os envolvidos na proposta, adaptar o cronograma e os caminhos pensados inicialmente para que efetivamente seja possível atender as demandas dos professores e pesquisadores envolvidos na Educação Técnica Integrada ao Ensino Médio no âmbito do Instituto Federal do Paraná. Para a análise dos documentos a metodologia será “Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos” (SHIROMA, CAMPOS & GARCIA, 2005), que permitirá realizar um desvelamento das intenções presentes nos documentos relacionados ao Ensino Médio no Brasil, levando em consideração a história do Ensino Médio, os contextos políticos da produção dos documentos, o conteúdo da documentação proposta para a análise e, na medida do possível os impactos que as políticas efetivadas tiveram no âmbito da práxis nas escolas. Entre os documentos que serão analisados destacamos os seguintes: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e o documento complementar (PCN+), Lei 5154/2004, que alterou as possibilidades de oferta do ensino técnico no ensino Médio, Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNEM), Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (2013), Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assim como a lei que a reformulou em 2017 (lei 13.415), entre outras leis e documentos, tais como relatórios do Conselho Nacional de Educação. Espera-se, ao final do curso, que ocorra um fortalecimento das compreensões dos documentos que se relacionam ao trabalho na EPCT, assim como dos debates do campo da política e da economia que se inter-relacionam com a educação pública.

Detalhamento dos encontros e discussões (versão provisória):
1º ENCONTRO:
Palestra de abertura. Tema: “A importância da formação humana no âmbito da Educação Profissional Técnica de Nível Médio”.
Palestrante: Prof. Dr. Celso João Ferreti

2º ENCONTRO:
Roda de conversa, leitura e debate sobre os documentos. Todos os documentos serão enviados antecipadamente para o e-mail dos(as) inscritos(as) no curso. Haverá no mínimo uma semana para que todos(as) possam ler o material. Para requisitos de certificação será destinada uma carga horária de 4 (quatro) horas (por encontro) para a realização dessas leituras.
Documentos:
a) Leitura imprescindível: Texto, “O Ensino Médio como um campo de disputas: as políticas, seus formuladores e proposições após a LDB de 1996” (SILVA, 2016).
b) Leitura imprescindível: Lei 13.415/2017, lei que institui a Reforma do Ensino Médio.

3º ENCONTRO:
Palestra: “Institutos Federais: bases epistemológicas, limites e possibilidades na conjuntura atual ”.
Palestrante: Prof. Drª Marise Ramos (UERJ)

4º ENCONTRO:
Roda de conversa, leitura e debate sobre os documentos.
a) Leitura imprescindível: Lei 5154/2004, lei que altera as diretrizes e bases da educação nacional permitindo a existência do Ensino Técnico Integrado ao ensino médio.
b) Leitura imprescindível: Lei 11.892/2008, lei de criação dos Institutos Federais.
c) Leitura complementar: Documento de base do Ensino Médio Inovador (EMI).
d) Leitura complementar: Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. (SHIROMA, CAMPOS e GARCIA, 2005)

5º ENCONTRO:
Palestra de abertura. Tema: “O Ensino Médio como um campo de disputas: as políticas, seus formuladores e proposições após a LDB de 1996”.
Palestrante: Prof. Drª Mônica Ribeiro da Silva (UFPR)

6º ENCONTRO:
Roda de conversa, leitura e debate sobre os documentos.
a) Leitura imprescindível: Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) 05/2011, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
b) Leitura imprescindível: “As políticas públicas de educação profissional no Brasil entre 2003-2014” (capítulo IV da tese de Lucas B. Pelissari).

7º ENCONTRO:
Mesa de debate. Tema: “Áreas do conhecimento e fragilização das especificidades científicas no novo contexto da EPCT”.
Convidadas: (em negociação com palestrantes) – FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.

8º ENCONTRO:
Mesa de debate. Tema: “Egressos e evasão no EPCT”.
Convidados(as): Candida Santos Lima (IFPR/Curitiba) e Lucas Pelissari (IFMG)
Mediador: Thiago Augusto Divardim de Oliveira (IFPR/Curitiba)

9º ENCONTRO:
Roda de conversa, impressões sobre o curso. Avaliação.

10º ENCONTRO:
Palestra de encerramento. Tema: “O papel dos docentes frente aos desafios da democratização da educação: o caso dos Institutos Federais”.
Palestrante: Prof. Drª Dermeval Saviani (em negociação).

 

 

 

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