Ciclo Humanidades debate Hermenêutica na primeira edição do ano – Campus Curitiba

Notícias

Ciclo Humanidades debate Hermenêutica na primeira edição do ano

Publicado em

Copiado!

Em sua Primeira Edição 2018, o Ciclo de Humanidades abordará a temática da Hermenêutica, uma das tentativas de reabilitação filosófica, juntamente com a Fenomenologia, na contemporaneidade, após a queda do Idealismo Absoluto de Hegel, a Reforma Universitária do século XIX e a mudança estrutural, em termos de dinamização, da Ciência contemporânea.

O objetivo é perfazer toda a História do Desenvolvimento do Problema Hermenêutico da Compreensão [Verstehen], de modo a revisitar a Antiguidade Clássica, sobretudo a mitologia egípcia, perpassando o pensamento mitológico greco-romano, o Humanismo Renascentista (Cabala; Alquimia; Zodíaco; Geomancia; Tarot) e adentrando o contexto Moderno da Filologia Clássica, no que concerne às técnicas hermenêuticas utilizadas na tradução/aplicação do Código de Direito Romano e tradução da Bíblia, a partir da Reforma Protestante desencadeada por Martinho Lutero. O ponto de chegada será a transformação da Hermenêutica em Método da Ciência Histórica e Método das Ciências Humanas [Geisteswissenschaften], fatos ocorridos no século XIX que corroboram para a emancipação da Hermenêutica da categoria de disciplina auxiliar da Filologia ao posto do próprio “modo de fazer” Filosofia, a partir do século XX, sobretudo na obra de Heidegger e Gadamer.

PALESTRANTE:
André Roberto Cremonezi – Professor de Filosofia do IFPR/Curitiba. Concentra seus estudos e pesquisa nas áreas de Filosofia Transcendental, Metafísica, Ontologia, Filosofia da História, Teoria do Conhecimento e Hermenêutica.

DATA: 29/05/2018 – Terça-feira
HORÁRIO: 19:30h
LOCAL: Auditório do IFPR campus Curitiba (R. João Negrão, 1285 – Rebouças)

ENTRADA FRANCA

O “Ciclo de Humanidades”, promovido pelo Programa Bildung, tem por objetivo promover a Formação em Humanidades no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana. Por “Formação” [Bildung] entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “Autocultivo” [Bildung]. No âmbito acadêmico, o conceito de “Formação” implica a abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.

Link para o evento AQUI.

+ informações em:
https://programabildung.net/
https://facebook.com/programabildung/

Acompanhe também o Instagram do Ciclo Humanidades

 

Topo