Publicado em
Há quase um ano, o professor de História do IFPR, Ederson Santos Lima, e as alunas do Campus Curitiba, Larissa Varela e Mariana Zepter, do curso integrado de Processos Fotográficos, estão estudando o “Jornal da Lapa”, um dos mais importantes jornais que circulou entre as décadas de 1950 e 1970 na cidade da Lapa. O periódico pertencia ao jornalista Alceu Manoel Bley e por três décadas registrou a política, cultura e a vida quotidiana da cidade.
O projeto consiste inicialmente na digitalização do jornal, realizada no laboratório de fotografia do Campus Curitiba. Segundo o prof. Ederson, “graças ao acervo que pertence à D. Rose Bley, filha do jornalista, que nos emprestou os originais, conseguimos digitalizar esses materiais que agora vão compor o acervo do IFPR e ajudar a compreender ainda mais a sociedade e cultura lapeana na segunda metade do século XX”. Num segundo momento o projeto se propõe a analisar todo o material e disponibilizar para a população paranaense a consulta sobre o periódico.
Além das estudantes Larissa e Mariana, que desde abril de 2019 são voluntárias da pesquisa, o projeto contou com o auxílio do fotógrafo e técnico de laboratório do Campus Curitiba, Lorenzo Bonicontro.
Confira na galeria de imagens a foto da primeira página do “Jornal da Lapa” nº 1, publicado no dia 13 de junho de 1955 e a capa da edição nº 13.