Inscrições para o processo seletivo do IFPR vão até dia 13 de novembro – Campus Curitiba

Inscrições para o processo seletivo do IFPR vão até dia 13 de novembro

O período de inscrições para o processo seletivo foi prorrogado até dia 13 de novembro. O pagamento da taxa de inscrição ser efetivada até o final do expediente bancário do dia 14 de novembro. Para ler na íntegra o Edital nº82/2011 que retifica o edital do processo seletivo, clique aqui.

Para obter as informações sobre os cursos oferecidos em Curitiba, acesse o Guia de Cursos.

Foi publicado na sexta-feira (7) o edital do Processo Seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 2012, os 14 câmpus em funcionamento ofertarão 3005 vagas em 70 cursos técnicos. As inscrições seguem até o dia 13 de novembro. A taxa é de R$ 35. Podem solicitar isenção da taxa os candidatos que participam de programas sociais de renda, estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que realizaram todos os estudos em escolas públicas.

Das vagas oferecidas, 40% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes que realizaram todo o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio exclusivamente em escolas mantidas pelo Poder Público e 20% serão de inclusão racial, para alunos de cor preta ou parda que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro. Também haverá reserva de vagas para candidatos indígenas (5%) e com deficiência (5%). À concorrência geral, serão destinadas 30% das vagas.

O Processo Seletivo será realizado simultaneamente em Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Palmas, Paranavaí, Umuarama e Telêmaco Borba, em uma única fase no dia 11 de dezembro de 2011, no turno da tarde. O início do Processo Seletivo será às 14h e término às 17h30min, com duração total da prova de 03h30min (três horas e trinta minutos).O local e ensalamento serão confirmados até dia 05 de dezembro.

A prova para os cursos técnicos de nível médio nas modalidades integrado e concomitante (para candidatos que concluíram o Ensino Fundamental) será composta por conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia. Já para os cursos na modalidade subsequente (para candidatos que já concluíram o Ensino Médio) serão exigidos conhecimentos nas áreas Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa); Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Matemática, Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia).

Mostra de Cursos

Mostra de Cursos 2011 do IFPR Câmpus Curitiba será realizada nos dias 28 e 29 de outubro, na sede João Negrão (Rua João Negrão, 1285). Na sexta (28), o atendimento ao público tem início às 9h e encerra-se às 21h. Já no sábado, o horário de abertura das atividades continua o mesmo, sendo que o encerramento se dará um pouco mais cedo, às 19h.

O evento pretende apresentar cada um dos cursos oferecidos para a comunidade de Curitiba e região metropolitana. Além das informações mais elementares sobre o turno em que o curso é ofertado, proposta pedagógica e disciplinas, duração, requisitos e forma de ingresso, a Mostra também é um espaço para que os alunos e professores exponham as atividades práticas, extracurriculares ou de extensão que são realizadas pelos cursos para enriquecer e complementar o processo de aprendizagem.

Em 2011, além de mostrar os cursos de ensino Técnico Integrado, Subsequente e Superiores que terão vagas disponíveis para ingresso em 2012, o evento irá trazer palestras com profissionais e professores sobre cada uma das áreas de atuação, informações sobre as exigências e perfil profissional e noções sobre a realidade no mercado de trabalho.  A intenção é de prestar informações, sanando as principais dúvidas e auxiliando na escolha dos candidatos, que  poderão fazer sua inscrição para o processo seletivo 2012 no próprio evento. Mais informações em ifpr.edu.br/mostra/.

Cursos
A relação completa dos cursos técnicos para 2012, divididos por câmpus, está disponível em um Guia, disponível para download https://www.ifpr.edu.br/mostra/guia.php .

Edital e formulário de Inscrições