Convite aos professores: Vamos conversar sobre situações desafiadoras na prática docente? – Campus Curitiba

A Seção Pedagógica e o Programa Loucos pela Vida estão organizando rodas de conversa colaborativas entre docentes, para tratar sobre situações desafiadoras vividas na escola, na prática docente. Nestes encontros, nosso diálogo partirá de relatos de dificuldades de manejo de situações trazidos pelos próprios professores.

Para tanto, convidamos vocês, professores(as), a responderem um formulário com relatos de situações que tenham vivido no contexto escolar sobre as quais gostariam de conversar com os colegas.

As rodas de conversa visam o compartilhamento de ideias e sentimentos, o acolhimento e a colaboração entre pares, para a construção coletiva de alternativas e ampliação do repertório educativo de todos(as).

Você gostaria de compartilhar uma situação difícil que vive(u) enquanto professor(a)? Em caso positivo, por gentileza, envie um e-mail para a Seção Pedagógica no endereço de e-mail: secao.pedagogica.curitiba@ifpr.edu.br .

Assim, encaminharemos um link de formulário para registrar sua resposta. O formulário estará aberto até dia 9 de julho.

Dentre os relatos recebidos, alguns serão mote para estes momentos de diálogo entre docentes. (Não sabemos quantos relatos receberemos, por isso esclarecemos que alguns relatos serão debatidos nestas rodas de conversa). Para a comunicação dos casos serão mantidas apenas as informações necessárias para a compreensão da situação, sendo retirados dados como nomes de pessoas e de cursos, a fim de preservar a intimidade dos envolvidos.

Lembrando Paulo Freire em “Extensão ou comunicação?”: “A educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é a transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados.” (1980, p. 69).

Também em “Pedagogia da autonomia”, Freire nos diz que ensinar exige disponibilidade para o diálogo: “Viver a abertura respeitosa aos outros e, de quando em vez, de acordo com o momento, tomar a própria prática de abertura ao outro como objeto da reflexão crítica deveria fazer parte da aventura docente.” (1997, p. 153).

Venha dialogar conosco!

Um abraço fraterno,
Adriana Gagno e equipe do Programa Loucos pela Vida e
Camilla Silveira e equipe da Seção Pedagógica.