Enem: Câmpus Curitiba fica em 12º lugar na capital – Campus Curitiba

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Enem: Câmpus Curitiba fica em 12º lugar na capital

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O Câmpus Curitiba ficou em 18º lugar no estado, considerando instituições públicas e privadas e em 12º lugar na capital. Considerando apenas instituições públicas, o IFPR é a terceira melhor escola de Curitiba pela avaliação realizada pelo Ministério da Educação. Confira análise do Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Adriano Willian da Silva.

Enem 2011 e o IFPR Curitiba: Uma Breve Análise do Resultado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no dia 22 de novembro, os dados do Enem por escola, mostrando os resultados de 10.076 estabelecimentos de ensino no Brasil, o que corresponde a 40,56% do universo brasileiro do ensino médio.

O critério utilizado para a seleção das escolas foi o de participação no Enem foi de ao menos 50% dos alunos terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio com o número de estudantes concluintes do segundo grau sendo de no mínimo de 10 alunos.

De acordo com o ministro da Educação Aloizio Mercadante, o objetivo da divulgação é “permitir uma análise diagnóstica das escolas para fins pedagógicos”, mostrando como seus alunos evoluíram a partir da prova do Enem.

Os resultados do Enem 2011 foram calculados sobre as notas das provas objetivas do Enem, não sendo contadas as notas de redação.

Os resultados do Enem 2011 podem servir como parâmetro para avaliarmos a atual situação do IFPR Câmpus Curitiba, considerando diferentes contextos, dentre eles, apenas o universo das escolas públicas, apenas a cidade de Curitiba, apenas o Paraná, ou ainda, comparar o resultado com todas as escolas do Paraná ou do Brasil.

Neste sentido, esboçamos as análises abaixo:

Quando o universo de comparação são todas as escolas do Paraná, ficamos na 18ª colocação, se restringirmos às escolas públicas, obtivemos o 5º lugar.

Quando o universo de comparação são todas as escolas de Curitiba, ficamos na 12ª colocação, se restringirmos às escolas públicas, obtivemos o 3º lugar.

A análise dos dados evidentemente não é tão simplista, uma vez que o Enem avalia o aluno oriundo das escolas, não refletindo seu perfil social e a infraestrutura da escola por ele freqüentada. Além disso, na classificação não se leva em consideração o universo de alunos de cada escola, ou seja, a média obtida pelos alunos de uma escola (mesmo que o número mínimo tenha feito a prova, neste caso, 10) é comparada com a média dos alunos das demais escolas, onde a adesão a prova pode ter sido maior. Além disso, não há distinção entre os focos da Instituição, quais sejam, ofertar uma educação regular ou uma educação profissional, como é o caso do Câmpus Curitiba.

Contudo, é importante extrairmos desse resultado que a Instituição da qual nós fazemos parte está entre as 20 melhores do Paraná e de Curitiba. Evidentemente, podemos avançar ainda mais, e creio que este é o desejo de todos nós, professores, pais, alunos e comunidade. Para tal, todos os especialistas em educação afirmam que não há “fórmula mágica” ou “receita pronta”, mas depende basicamente de investimento em qualificação dos recursos humanos e em infraestrutura física, participação dos pais na vida escolar dos filhos, acompanhamento pedagógico, muita dedicação e compromisso com os processos educacionais.

A equipe da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPR Câmpus Curitiba acredita nos pilares apontados e conclama a toda a comunidade escolar a participar efetivamente dos processos pedagógicos, seja na rediscussão da matriz curricular dos cursos técnicos de nível médio-modalidade integrado (conforme orientações da Resolução CNE/CEB nº 06/2012), na proposição de projetos de ensino, projetos de pesquisa ou projetos de extensão e na realização de atividades culturais e humanística, além de cursos e oficinas de temas transversais ou complementares aos conteúdos ministrados ordinariamente nas disciplinas.

Finalmente, reafirmamos que o mérito desse resultado é de Todos, uma vez que somos conscientes de que fazer educação pública de qualidade no Brasil é um grande desafio. Em contrapartida, já percebemos, enquanto equipe, que este câmpus já topou encarar este DESAFIO !

 

 

 

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