Projeto Interdisciplinar de Fotografia – Campus Curitiba

Projeto Interdisciplinar de Fotografia

O conhecimento das imagens, de sua origem, suas leis é uma das chaves de nosso tempo. (…) É o meio também de julgar o passado com olhos novos e pedir-lhe esclarecimento condizentes com nossas preocupações do presente, refazendo uma vez mais a história à nossa medida, como é o direito e dever de cada geração.”Pierre Francastel

Foi com as palavras de Francastel que iniciamos o projeto com a turma do primeiro ano do curso de Processos Fotográficos numa tentativa de estabelecer vínculos de conhecimentos entre as várias áreas, buscando, a partir de leituras e discussões de documentos e fontes proporcionar aos estudantes condições de refletirem sobre o seu passado e relacioná-lo com o seu presente com vistas ao futuro. Nesse sentido buscamos trazer uma nova proposta de abordagem do ensino para o curso e fortalecer a relação das diferentes disciplinas com a área técnica de fotografia.

O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar com o propósito de que os professores e estudantes nele envolvidos pudessem trocar experiências e a partir deste elemento construir conhecimentos nesta interminável luta em busca do aprendizado. No projeto estiveram envolvidos os professores Angela de Física, Dalvani de Geografia, Edilson de História, Flávia de Biologia, Rodrigo de Educação Física, Vanderci de Sociologia conjuntamente com professora Andréa de Filosofia.

Durante o primeiro bimestre as atividades relacionadas ao TRADICIONAL e o MODERNO foram trabalhadas em todas as disciplinas envolvidas e no dia 16 de abril a turma expôs os trabalhos desenvolvidos para os demais estudantes e professores do Câmpus Curitiba.