Aluna recém-formada do IFPR Campus Curitiba de Petróleo e Gás é aprovada em concurso público para Petrobras – Campus Curitiba

estudantes

A aluna Maria Júlia Biesmeyer entrou no Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba em 2020, no curso de Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio. Enfrentando os desafios impostos pela pandemia nos dois primeiros anos de sua jornada acadêmica, ela concluiu o curso em 2022, obtendo excelente aproveitamento nas disciplinas cursadas. A cerimônia de colação de grau ocorreu em 22 de maio de 2023.

Além de seu desempenho acadêmico exemplar, Maria Júlia obteve uma conquista ainda mais notável: foi aprovada no concurso público da Petrobras. A vaga pleiteada pela ex-aluna era para nível Técnico Júnior com ênfase em operações, conforme o edital Nº 1 – PETROBRAS/PSP RH 2023.1. Essa vaga, altamente concorrida, destinava-se aos candidatos com ensino médio técnico, e apenas os 250 melhores classificados em todo o país seriam selecionados. Dentre os 27 cursos técnicos permitidos para a realização do concurso, um deles era o de Petróleo e Gás, exatamente o curso concluído por Maria Júlia.

Durante sua trajetória no IFPR, Maria Júlia também teve a oportunidade de participar do programa de bolsa de iniciação científica Júnior (PIBIC-Jr, CNPq e IFPR) nos anos de 2021 e 2022, sob a orientação do Professor Hugo Feitosa Jurca, do departamento de física do campus. Além disso, ela se envolveu em um projeto de ensino na área geográfica, sob a tutela de Leandro Rafael Pinto e Diogo Labiak Neves. A estudante também participou da Olimpíada Nacional de História, na qual conquistou, juntamente com outras duas alunas, medalhas de bronze em 2021, sob a orientação do professor de história Denilson Schena.

Segundo o prof. Hugo Feitosa Jurca, Maria Júlia sempre apresentou seus trabalhos de pesquisa no âmbito do IFPR demonstrando resultados de alto nível científico. Essa conquista, a aprovação no concurso da Petrobras, enche de orgulho toda a comunidade do IFPR, evidenciando o sucesso e a competência de seus alunos. Além disso, ressalta-se a formação sólida oferecida pela instituição à sociedade.

Em suas próprias palavras, a aluna declarou: “Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos devido à pandemia e outros fatores negativos que poderiam ter prejudicado nosso ensino nos últimos três anos, o IFPR foi uma porta de entrada para o meu aprimoramento como pessoa, e a partir disso, me levou a alcançar coisas que eu não imaginaria serem possíveis sem o IF. A qualidade dos professores, aliada ao investimento público em nossa escola, é essencial para que mais alunos possam desfrutar de seu potencial e prosperar na vida.”

Maria Júlia também deixa uma recomendação para os alunos do IFPR: “Não desistam de dar o seu melhor. É difícil e, muitas vezes, as cobranças podem ser pesadas, mas, ao aproveitar a companhia dos amigos e caminhar juntos, a jornada se torna muito mais fácil.”

Com essa trajetória de sucesso, Maria Júlia Biesmeyer se torna um exemplo inspirador para todos os estudantes do IFPR, mostrando que é possível superar desafios, alcançar grandes conquistas acadêmicas e profissionais, e até mesmo obter aprovação em concursos públicos de renome, como o da Petrobras.

Pessoas em pé posando para foto

Descrição gerada automaticamente