Alunos do câmpus Curitiba fazem visita técnica em Tibagi – Campus Curitiba

Alunos do câmpus Curitiba fazem visita técnica em Tibagi

No dia 26 de agosto, os alunos dos cursos técnico em Mecânica, Petróleo e Gás e Contabilidade, fizeram uma visita técnica à cidade de Tibagi, região central do Paraná.

A visita orientada pelo prof. Adriano Willian da Silva, com acompanhamento dos professores Márcia Ferreira e Maristella Gabardo e da pedagoga Karina Labes, tinha como principal objetivo conhecer um pouco da história da região dos campos gerais, sua colonização e crescimento e o Parque Estadual do Guartelá.

Durante a visita ao museu da cidade, a igreja matriz e ao prédio da prefeitura, os alunos tiveram a oportunidade de saber como se deu o processo de exploração de riquezas minerais daquela cidade, banhada pelo rio Tibagi, e que durante as décadas de 1920 a 1940 foi alvo de garimpeiros na busca por jazidas de diamante no leito do rio Tibagi.

No período da tarde, os alunos conheceram o Parque Estadual do Guartelá, que de acordo com o livro dos Recordes é o sexto maior canyon do mundo em extensão e o único com vegetação nativa.

Neste ambiente,  pode-se contemplar um pouco da história geológica do nosso planeta, em especial da era Paleozóica visto que sua formação rochosa é do período devoniano. Além disso, o parque apresenta uma bela fauna e flora, destacando-se as araucárias, copaíbas e ipês amarelos.

Com as fotos tiradas do solo do parque, os alunos bolsistas do projeto de extensão de Astronomia- Olhando para o Espaço e compreendendo o Universo , coordenado pelo prof. Adriano, poderão fazer um estudo comparativo entre o solo daquele ambiente e o solo de planetas e astros rochosos.