Alunos do curso de Eletrotécnica, do Programa Autonomia e Renda Petrobras, realizam primeira aula no laboratório do IFPR Campus Curitiba
Publicado em
Na última quinta-feira (28), os alunos do Curso de Eletrotécnica do Programa Autonomia e Renda Petrobras foram ao Campus Curitiba do IFPR, onde acontecem as aulas práticas do curso, pela primeira vez.
Em clima de descontração e diversão, os alunos conheceram o laboratório onde terão a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.
Wilerson Sturm, professor de eletricidade básica do Curso de Eletrotécnica, vê este momento como muito importante para os alunos. “Este foi um primeiro contato com os equipamentos que os alunos encontrarão em sua atuação prática como profissionais. Nesta fase, buscamos conquistar o interesse deles pelo lado da curiosidade e da diversão. Foi uma ótima experiência porque os estudantes realmente demonstraram bastante interesse e vislumbraram do que serão capazes nos próximos meses”, destacou.
O coordenador do curso de Eletrotécnica, Alexandre F. de Moraes, acredita que este passo demonstrou o que é o Programa Autonomia e Renda. “Tive um sentimento de realização e satisfação plenas. É o Programa se concretizando. O entusiasmo dos alunos nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”.
A aluna Karoline Batista de Abreu (28) acredita que as aulas são importantes porque demonstram o que realmente terão pela frente quando forem exercer a profissão. “O Programa Autonomia e Renda Petrobras está sendo um sonho realizado. Mesmo sendo desafiador, sabemos que estamos em boas mãos. Nas aulas práticas vemos o porquê de o Instituto ser diferenciado. Os melhores profissionais estão ali e conseguimos nos deparar com o que realmente enfrentaremos no dia a dia nas indústrias”, finalizou.
Sobre o Programa
O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul), cujo objetivo é ampliar oportunidades de trabalho a pessoas residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos gratuitos e bolsas para capacitação em nível técnico e qualificação profissional (Ensino Fundamental completo como pré-requisito para os cursos FIC e Ensino Médio para os cursos técnicos).
Nos próximos 4 anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 350 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás em mais de 40 municípios situados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná