Atividade especial de criação e inovação em empreendedorismo – Campus Curitiba

Atividade especial de criação e inovação em empreendedorismo

A disciplina Empreendedorismo promoveu para os alunos de  Tec. Administração, Mecânica e Edificações a atividade de elaboração de produto e/ou aparelho acoplado com característica de inovação para a demonstração da atitude empreendedora através do trabalho em equipe. O envolvimento dos alunos que praticaram em sala de aula o conceito de qualidade e eficiência como prática do empreendedor que precisa encontrar maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido e com menor custo agindo e enfrentando obstáculos significativos para completar a tarefa em equipe.O empreendedor dedica-se a obter informações de fornecedores ou concorrentes e investiga criativamente como fabricar um produto ou aparelho para fornecer um novo serviço.  A atividade teve como objetivo simular situações reais para a prática do comportamento e atitude empreendedora através da colaboração dos alunos e alunas envolvidos na atividade desafiadora.

O desafio na criação de produto e/ou serviço a partir da entrega dos “kits” diferentes para cada grupo, através da entrega separada de itens e peças descartáveis ou recicláveis, com a utilização de caixa de ferramentas igual para cada grupo para utilização e montagem das peças e itens para criar o produto e/ou aparelho em alguns minutos e elaborar a apresentação da ideia com as explicações do produto e/ou serviço juntamente com as definições do público e área de atuação de acordo com as informações teóricas da disciplina de Empreendedorismo ministrada no 1º. bimestre pelo professor Carlos Maluly, para a fase inicial da execução do Plano de Negócio.

A atividade desenvolvida na disciplina de Empreendedorismo nos cursos Subsequentes de Administração, Edificações e Mecânica, nos dias 23 e 25 de outubro de 2013 trabalharam “atividade de criação e inovação” com desafios propostos separadamente em cada turma através da entrega de pequenas peças e itens “descartáveis” (sem custo algum) e o desafio era que os alunos e alunas deveriam elaborar proposta da criação de aparelho e/ou produto com consequente serviço através da função e montagem (simbolicamente, porém com senso de coerência, realidade e significado) um produto e/ou aparelho adequado ao mercado e público de acordo com princípios e informações para a posterior elaboração do Plano de Negócio e criativamente os alunos e alunos desenvolveram a atividade num desafio de tempo limitado e bem restrito tendo as salas sido divididas em dois grupos para após as montagens executarem a apresentação dos trabalhos, além disso os grupos também receberam um kit de ferramentas iguais para a utilização, manuseio e montagem do produto e/ou aparelho.

Obviamente cada grupo teve que adaptar/adequar os componentes na “definição” das funções e características quanto ao uso dos produtos propostos, pois isoladamente os itens não faziam sentido e o desafio era criar e inovar.

Dentre as ideias criativas simulando aparelhos miniaturizados com as peças e itens fornecidos foram propostos:

– Controlador de estoques em ambientes de obras na construção civil com uso de leitor;

– Aquecedor de água para cozinha industrial com contador de consumo utilizando CLP em ambiente wireless;

– Leitor de cartões para compras expressas e diminuição de filas em supermercados;
– Carregador, GPS e rastreador com bateria solar.

Os grupos tiveram que considerar as condições que poderiam ser consultadas no banco de informações disponível a todos e todas na sala de aula:

– variáveis tecnológicas;

– impactos ambientais;

– padrões sociais e culturais;

– aspectos legais;

– risco econômico;

– avaliação financeira.
Embora as mesmas peças e itens foram fornecidos separadamente nas três turmas ADM, MEC e EDI as propostas foram criativas e apresentaram sugestões condizentes com o perfil de cada curso apresentando os resultados como demonstração de perfil empreendedor, iniciativa de criação e inovação, colaboração e trabalho em equipe, desenvolvimento de espírito criativo e inovador e prática de planejamento e pesquisa criativa.

Observação:

Cada turma tem o “logo” da disciplina associado ao curso como proposta e conceito do Empreendedorismo para marcar e consolidar ideias, marcas, produtos e serviços.