IFPR – Câmpus Curitiba está entre as melhores escolas do Paraná – Campus Curitiba

IFPR – Câmpus Curitiba está entre as melhores escolas do Paraná

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana os dados do Enem, realizado em 2012, por escola. Os resultados indicam que o Câmpus Curitiba avançou na qualidade de ensino. Em relação às escolas públicas do Paraná, em 2011 a unidade estava na quinta colocação e agora está na terceira. Se for considerada apenas a capital do estado, o resultado se repete. Já quando são computadas todas as escolas do estado, públicas e privadas, o câmpus aparece na 14ª colocação – em 2012 estava na 18ª. Em Curitiba, entre todas as escolas, o câmpus saltou da 12ª, em 2011, para a nona colocação em 2012.

Para o diretor de Ensino do câmpus, Adriano Willian da Silva, os resultados são reflexo do trabalho desenvolvido por professores e técnicos administrativos, além, é claro, do comprometimento dos estudantes. No entanto, segundo ele, é preciso fazer algumas ressalvas com relação a esses números, tendo em vista que a função do Enem é avaliar o aluno e não a instituição.

“Nesta metodologia não são utilizados critérios como o perfil social dos alunos e nossos câmpus têm 70% de suas vagas destinadas a cotas sociais, raciais, indígenas e para pessoas com deficiência, o que é um grande avanço para um país que almeja acabar com a miséria e com as injustiças sociais”, lembra. “Além disso, a infraestrutura das escolas que o aluno freqüenta não é considerada e, da mesma forma, não se considera o universo de alunos de cada escola, ou seja, a média obtida pelos alunos de uma escola é comparada com a média dos alunos das demais escolas, onde a adesão à prova pode ter sido maior”, afirma. Ele explica que, por exemplo, o Câmpus Curitiba contou com a participação de 94 candidatos, enquanto a instituição que ficou em primeiro lugar (Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR) teve a participação de apenas 16 candidatos.

De qualquer forma, avalia o professor, percebe-se que o IFPR avança nos processos educacionais e que este avanço também é percebido nos índices educacionais. “É com investimento na capacitação dos docentes e técnicos, em infraestrutura e numa gestão democrática e transparente, com a participação de todos os segmentos da Instituição, que se pode contribuir ainda mais com a sociedade paranaense e brasileira”, concluiu.

Mais informações sobre a avaliação do Inep podem ser obtidas em https://www.inep.gov.br/