Campus Curitiba prioriza pagamentos de bolsas de iniciação científica em 2024 – Campus Curitiba

pesquisa

Campus Curitiba prioriza pagamentos de bolsas de iniciação científica em 2024

O ano de 2024 trouxe grandes desafios ao IFPR, como a implantação do novo Sistema de Administração Pública (SUAP) e a greve dos servidores. Apesar disso, os servidores e as servidoras do IFPR Campus Curitiba participaram ativamente dos editais da PROEPPI, em busca de apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos e de concessão de bolsas de auxílio financeiro aos estudantes. Desse modo, tivemos um total de 47 propostas inscritas:  Programas institucionais de fomento à Extensão: PIAE – 7 propostas, PIBEX-JR – 8 propostas e PROEQ – 1 proposta; Programas institucionais de fomento à Pesquisa: PIAP – 4 propostas, PIBIC – 1 proposta; PIBIC-JR – 13 propostas e PROEQ – 1 proposta; Programas institucionais de fomento à Inovação: PRADI – 3 propostas e PIBITI – 4 propostas; Olimpíada de Robótica: 1 proposta; Programa institucional para fomento das ações relacionadas à temática da Educação em Direitos Humanos: PIDH – 4 propostas.

A grande maioria teve sua proposta aprovada, porém, somente oito servidores proponentes conseguiram a classificação para receber os recursos da PROEPPI, sendo: 2 (dois) apoios ao projeto/aquisição de equipamentos e 6 (seis) bolsas de auxílio financeiro aos estudantes.

Recentemente, houve um novo desafio, o impactante corte do governo federal. Contudo, a equipe diretiva do Campus Curitiba resolveu manter os R$ 33.600,00 previstos para atividades da Pesquisa, Inovação e Extensão, por entender que é uma ação que deve ocorrer, como forma de incentivo à inovação, à extensão e à pesquisa científica e tecnológica no âmbito do IFPR. Assim, sete projetos de Pesquisa do nosso campus, contemplados no Edital Unificado n.º 02/2024, receberão estudantes bolsistas do ensino médio técnico, na categoria PIBIC-JR, aos quais será atribuída uma bolsa no valor mensal de R$ 400,00:

1) Produtos educacionais Meros;

2) Conhecendo o Peixe Mero: Jogos Interativos;

3) Simulador da visão da abelha Jataí no Parque Gomm em Curitiba;

4) Representação digital em 3D para registro do patrimônio arquitetônico em madeira do Paraná;

5) Da sala de aula ao mercado de trabalho: Reflexões sobre o percurso formativo na e da educação profissional e tecnológica e sua relação com o mundo do trabalho;

6) Meninas, mulheres e ciências no IFPR;

7) Uso de tratamento de imagem e redes neurais artificiais como forma de melhorar a performance de um robô em competições de robótica educacional.

Parabenizamos a ampla participação dos servidores do campus nos editais de 2024 e agradecemos os esforços da equipe diretiva pela manutenção da oferta das bolsas de iniciação científica no âmbito da nossa instituição.

Estamos no aguardo da confirmação do cronograma pela PROEPPI para convocação dos proponentes dos projetos selecionados e implementação das bolsas estudantis referente ao exercício 2024-2025.

Texto: DPEI – Diretoria de Pesquisa, Extensão e Inovação