Notícias

Câmpus Curitiba realiza I Feira de Estágio

Publicado em

A feira que ocorreu nesta quinta-feira 09 de maio e teve como objetivo aproximar os estudantes dos cursos técnicos
do IFPR a empresas especializadas em recrutamento e seleção de estudantes e profissionais para vagas de estágio ou
emprego. “O estudante cursa um curso técnico, mas ainda não está inserido no mundo do trabalho. O nosso objetivo é que, por meio do cadastro no banco de dados dessas empresas, os nossos estudantes sejam escalados para ocupar vagas de estágio e tenham seu primeiro contato com o que é o mercado do trabalho”, explica o diretor de Pesquisa e Extensão do Câmpus Curitiba e coordenador local do evento, professor Vilmar Fernandes.

No Câmpus Curitiba, a abertura do evento aconteceu às 09h. Além de visitar os stands das empresas de recrutamento e seleção que participam do evento, os estudantes podurem realizar minicursos e oficinas, além de participar de palestras com especialistas e estudiosos de carreira, trabalho, economia e ensino. Além disso, durante o evento, foram abordados temas como a Lei de Estágios; Marketing Pessoal e Entrevista de Emprego; Empreendedorismo, entre outros tópicos que possam facilitar a realização de estágios de interesse curricular, obrigatórios ou não, como forma de complementação ao ensino e aprendizagem. “Também é objetivo da Feira é fazer com que o aluno compreenda que o estágio não é apenas um subproduto de emprego ou algo abaixo de um emprego. Na realidade, ele é a porta de entrada desse estudante em uma ação complementar ao ensino técnico”, afirma o pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR, professor Silvestre Labiack.

Para as empresas, a feira será uma oportunidade de aproximação com o mercado de recursos humanos, principalmente na área de estágios. “Estamos aqui para fazer um cadastro dos estudantes para inserir ele no mercado de trabalho. A partir do momento que ele está cadastrado, ele pode acessar o nosso site, consultar as vagas e também ser convocado pelo CIEE para o estágio”, explicou a coordenadora dos Postos de Atendimento do CIEE/PR nas instituições de ensino, Sirley Horácio de Gois. “Os alunos do IF que são encaminhados a um estágio são, em sua maioria, efetivados. Para nós, é muito importante ver nossos alunos que saem daqui empregados”, comemora o diretor geral do Câmpus Curitiba, Professor Luiz Gonzaga.

Outras imagens do evento podem ser consultadas na página do IFPR no Facebook.

O que os estudantes esperam de um estágio

Para os estudantes dos cursos técnicos do IFPR, principal público do evento, a I Feira de Estágios é uma oportunidade para conhecer as empresas que podem encaminhá-los para a primeira experiência profissional. Para o estudante do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado, Mateus Guimarães, a feira é uma oportunidade para quem está prester a se formar. “O estudante sai daqui direto para o mercado de trabalho e já consegue aplicar o que aprendeu durante todo o curso. Porque o curso técnico pretende isso: ele vai formar os estudantes para o mercado de trabalho. Então, é uma forma de nos incentivar”, acredita.

Mesmo nunca tendo sido estagiária, a estudante do curso Técnico em Eletrônica Integrado, Rafaele Schreiber, reconhece a importância do estágio não apenas para a colocação profissional do estudante no mercado de trabalho, mas também como um fator que pode influenciar em decisões maiores, como a escolha de um curso superior. “Eu ainda não fiz, mas acho muito importante para a gente saber se é isso mesmo que a gente vai querer cursar na faculdade. Eu, por exemplo, faço eletrônica e não sei se vou querer seguir a carreira, mas vai que eu começo a fazer um estágio e gosto? É muito importante” avalia.