Câmpus Curitiba sedia etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica neste domingo (8) – Campus Curitiba

O Câmpus Curitiba do IFPR sediará, neste domingo (8), a Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A OBR tem o intuito de ser um instrumento de melhoria do Ensino Fundamental e Médio e também de identificar jovens talentos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas. Participam da competição 26 equipes de escolas de diversas regiões do Paraná. São cerca de 100 estudantes que disputam vagas para a etapa nacional. Os campeões de cada nível da etapa nacional poderão, ainda, participar da RoboCup Junior Mundial 2014, que também será realizada no Brasil.

De acordo com o professor Márlon de Oliveira Vaz, do curso técnico em Jogos Digitais do IFPR e coordenador local da OBR, neste domingo os estudantes deverão testar os protótipos construídos ou programados por eles próprios. Os robôs precisarão se movimentar em uma espécie de arena, que simula uma área de desastre. Haverá linhas pretas para guiarem o caminho, detritos (obstáculos) típicos do desastre que podem danificar ou impedir o avanço dos robôs, “gaps” que simulam falhas no caminho do robô (falhas nas linhas pretas), redutores de velocidade que simulam terreno hostil, a vítima do desastre que precisa ser resgatada e uma área indicando o ponto de evacuação.

“Cada equipe trará robôs com características diferentes: alguns já virão semi-montados das suas cidades de origem, outros serão montados no dia, mas todos terão que ser programados, em cerca de duas horas, para executar essas tarefas”, explica o professor.

Como forma de reconhecimento à dedicação dos participantes, a OBR realiza a distribuição de um grande número de medalhas e certificados.

No total, na etapa regional paranaense, são 18 equipes inscritas para o nível 2 (Ensino Médio, técnico ou equivalente, incluindo alunos matriculados em cursinho pre-vestibular) e oito para o nível um (Ensino Fundamental). A idade dos competidores varia entre nove e 18 anos.

A competição terá início às 8h e término às 18h e será realizada nas instalações do Câmpus Curitiba do IFPR, sede Salgado Filho (Avenida Senador Salgado Filho, 1440, Guabirotuba). A entrada é aberta ao público externo.