Comissão Organizadora do SEPIN publica informes sobre credenciamento e ajuda de custos – Campus Curitiba

Nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, o Câmpus Paranaguá sedia a segunda edição do Seminário de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (SE2PIN) do IFPR. Há menos de 30 dias do evento, o comitê organizador trabalha a todo vapor para a avaliação dos trabalhos, coleta de documentação dos estudantes e finalização da programação. Em 2013, 1200 estudantes inscreveram-se para participar do evento. Cerca de 400 trabalhos de extensão, pesquisa e inovação desenvolvidos por estudantes do IFPR foram submetidos ao comitê responsável pela avaliação dos trabalhos.

Outros 21 serão apresentados na I Feira de Inovação Tecnológica. “O grande volume de trabalho é proporcional à magnitude do evento. Apesar de trabalhoso, o processo de avaliação é muito gratificante, já que podemos perceber a alta qualidade dos trabalhos submetidos”, revela um dos membros da Comissão Organizadora e Diretor de Pesquisa do IFPR, professor Ezequiel Burkarter.

Trabalhos aceitos, alojamento e ajuda de custo

Os resultados finais dos trabalhos aceitos e da liberação da ajuda de custos depende do envio da documentação dos estudantes envolvidos, exigida pelo regulamento do II SE2PIN. A previsão é de que todos os dados estejam consolidados até a próxima semana. Os resultados parciais de trabalhos aceitos e ajuda de custos foram publicados no dia 20 de setembro e estão disponíveis para consulta na página do SE2PIN.

Dos mais de 1200 estudantes que participarão do seminário, cerca de 600 que receberão ajuda de custos ficarão hospedados na Associação BANESTADO, na Praia de Leste, em Paranaguá. O transporte dos estudantes até o local do evento ficará a cargo dos Câmpus do IFPR. Mais informações sobre credenciamento, ajuda de custo, hospedagem, alimentação e transporte durante o evento estão disponíveis na página do SE2PIN.

Seminário contará com Feira de Inovação Tecnológica

A edição 2013 contará com a realização da I Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH), mostra de produtos inovadores e protótipos desenvolvidos por professores e estudantes dos câmpus do IFPR. Os trabalhos foram apresentados durante as mostras de cursos 2013. Os melhores trabalhos em cada câmpus foram selecionados para participar da Mostra que integra a programação do SE2PIN.

A Feira é uma iniciativa da Diretoria de Empreendedorismo Inovador, ligada à pró-reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) do IFPR, e tem como objetivo promover os projetos que apostam na inovação tecnológica e no desenvolvimento de produtos inovadores elaborados pelos câmpus.

Um “E” que faz toda a diferença

O SE2PIN é o maior evento acadêmico do IFPR, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI) em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (PROENS). O seminário busca promover o encontro de pesquisadores e extensionistas de toda a instituição, possibilitando e estimulando a divulgação de seus trabalhos e a troca de experiências.

Em 2013, o nome do seminário recebeu um expoente 2 junto à letra “E”. Agora, além de extensão, ela também significa o ensino. A nova grafia busca expressar um dos principais objetivos do evento, que é o de integrar as atividades de extensão, pesquisa e inovação às atividades de ensino. É também uma alusão à famosa equação formulada por Albert Einsten para explicar a Teoria da Relatividade. “Essa teoria foi um rompimento com a visão mecanicista do universo: o espaço e tempo não são mais encarados como entidades absolutas, elas são entidades relativas. Você tem ali uma quebra de paradigmas. Então, a mensagem que tentamos expressar algebricamente é o rompimento com o modelo de separação entre o ensino, a pesquisa, a inovação e a extensão”, afirma Burkarter.

A primeira edição do evento foi realizada de 4 a 6 de dezembro de 2012, no Câmpus Curitiba.