Comunicado da Direção-Geral sobre a expectativa de retorno das atividades (pós-greve dos servidores) – Campus Curitiba

greve

Estamos vivenciado a expectativa para o retorno de nossas aulas e demais atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, assim como, toda a nova organização e cronograma de nosso ano letivo/acadêmico com reposições.

Esse é o desejo de todos nós, servidores e comunidade.

Nas últimas semanas, existiram avanços por parte das negociações entre os sindicatos (Técnicos Administrativos da Educação e Docentes) e representantes do governo.

Diante deste cenário, o reitor do IFPR, professor Adriano, enviou ofício ao sindicato que nos representa (SINDIEDUTEC) solicitando resposta quanto às decisões das mesas de negociação e assembleias de classe.

Ainda não tivemos retorno, pois os sindicatos agendaram assembleias para esta semana.

Cabe salientar que a pauta dos servidores é legítima e fundamental para a continuidade da qualidade da nossa educação científica, profissional e tecnológica, bem como para fortalecer as demandas dos servidores da educação dos outros entes da federação.

A gestão do Campus Curitiba, assim como a gestão máxima da instituição, não tem controle ou gestão sob as tomadas de decisão sindicais, entretanto, continuamos trabalhando para oportunizar um retorno com qualidade, eficaz e organizado para os nossos estudantes.

Cenários estão sendo preparados para esse retorno, possivelmente com aulas aos Sábados e extensão do ano em 2025. O novo cronograma só poderá ser apresentado após o término das negociações entre sindicatos e governo.

Reforçamos que continuamos trabalhando normalmente na gestão, com continuidade de processos, melhorias na infraestrutura do campus, assim como, na busca por novos recursos e projetos para o nosso IFPR campus Curitiba.

Assim que tivermos qualquer nova informação ou definição sobre o retorno às aulas, faremos ampla divulgação em nossos canais oficiais.

É importante reforçar que o cenário ideal para o retorno pós-greve seria a manutenção do calendário letivo original (com um cronograma de reposições), inclusive, mantendo o cronograma de férias discentes. Essa opção foi escolhida em consideração às agendas familiares dos alunos, que já estão organizadas em função das férias escolares, como organização de viagens, férias de outros filhos e outros compromissos. Acreditamos que qualquer alteração nesse cronograma causaria grandes transtornos para toda a comunidade escolar.

Portanto, informamos que as férias discentes serão mantidas de acordo com o calendário original, de 15 a 29 de julho. O calendário de reposição das aulas perdidas será elaborado e divulgado em conjunto com o calendário letivo vigente. Garantiremos, dessa forma, o direito dos estudantes a uma educação de qualidade, cumprindo integralmente os dias letivos exigidos pelo Ministério da Educação.

Continuamos contando com a compreensão e confiança das famílias e informamos que não mediremos esforços para oportunizarmos o sucesso de nosso processo educacional.

Existindo novidades, comunicaremos imediatamente à comunidade acadêmica.

Atenciosamente,

Direção Geral do IFPR campus Curitiba