Estudantes de Pedagogia ação alusiva ao Dia Nacional da Matemática – Campus Curitiba

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Estudantes de Pedagogia ação alusiva ao Dia Nacional da Matemática

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Confira os textos e imagens produzidos pela turma de Pedagogia em alusão ao Dia Nacional da Matemática (06 de maio).

Texto por Roberto José Medeiros Junior, prof. do IFPR Campus Curitiba.

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM elegeu o dia seis de maio “DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA”, em memória da data de nascimento de Júlio César de Mello e Souza, o MALBA TAHAN. Neste dia, fica a sugestão de promover, em todos os estados brasileiros a realização de eventos comemorativos, com o objetivo de difundir a Matemática como área do conhecimento, sua História, possíveis relações com as demais áreas; e de colocar em discussão algumas crenças sobre o ensino atual de Matemática.
Mas, afinal, quem foi MALBA TAHAN?

Natural do Rio de Janeiro, filho de professores, nascido em 6 de maio de 1895 e falecido em 18 de junho de 1974, aos 79 anos (Recife). No colegial, mostrou-se hábil em suas redações, as quais vendia para comprar chocolates. Manteve, ainda no colegial, o seu próprio jornal, o “Erre”, com tiragem limitada a um único exemplar.


Enquanto Professor Primário lecionou desde os 18 anos em escolas particulares, oficiais e profissionais – destaque para o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Formou-se Engenheiro (apesar do desejo do pai de que fosse militar) chegando ao Magistério Superior, tendo sido Professor Catedrático e Emérito. Seguiu pela carreira literária, em 1918, desejando publicar seus contos no jornal carioca, com o pseudônimo de “Slady”. Em 1925, cria aquele que virá a ser um dos mais famosos nomes da Literatura Brasileira: el – hadij xerife Ali lezid Izz – Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan (Crente de Allah e de seu santo profeta Maomé) que, apesar do notável conhecimento sobre o Oriente, não viajou para além da Argentina e Portugal. Em 1932, lança a mais conhecida de suas obras, “O Homem que calculava” traduzido para o espanhol, inglês, alemão, italiano e esloveno. Em seus 50 anos de atividade literária publicou 120 livros, dos quais 51 referentes à Matemática. Dentre as obras de ficção destaque para “A Sombra do Arco-Íris”, seu romance preferido. Malba Tahan desenvolveu uma pedagogia modelo em Matemática. Baseado em atividades lúdicas e imaginativas, sobretudo por meio de personagens “árabes”, popularizou e tornou
recreativa a Matemática – que era considerada privilégio de poucos.

Educador à frente de seu tempo, era contra o ensino exclusivamente teórico e expositivo e ironicamente, dizia que o matemático sente prazer em complicar tudo. Não dava nota zero nem reprovava – “Por que dar zero se há tantos números?”. Já há 50 anos, em seu livro “Didática da Matemática”, existiam claros indícios de tendências em Educação Matemática, o jogo e recreações como mote de aprendizagem, aplicação de problemas interessantes, a redescoberta da Matemática e a narração de histórias. Em 1958, em mais um indício de sua atualidade com relação às propostas de ensino, sugere que, no Ensino Fundamental, se introduzissem noções de probabilidade, topologia, estatística e estimativa, bem como o uso da calculadora. Tais recomendações são lançadas, oficialmente, 30 anos depois nos Estados Unidos pelo NCTM (National Council of Teachers of Mathematics) e, no Brasil, somente virá a ser contemplado em 1998, com os PCN. Malba Tahan também ficou conhecido pelas suas críticas referentes ao ensino de Matemática, as quais denominava o “inútil da Matemática”, as “noções parasitárias”, ou seja, aquilo que não deveria tomar o tempo das aulas de Matemática: as contas com números astronômicos, critérios de divisibilidade por sete (e de outros números primos grandes), prova dos nove, expressões aritméticas, raiz cúbica e demonstrações extensas e complicadas. As críticas estendiam-se a questões que apresentavam enunciados absurdos e fora de qualquer contexto cotidiano.

Pessoa marcante em âmbito internacional, gerações alimentaram-se de sua pesquisa e inovação. Assim sendo, como maneira de se retribuir o que foi passado, para o Dia Nacional da Matemática, as alunas Fernanda e Maura do Curso de Licenciatura em Pedagogia (5º período) também prestaram a sua homenagem.

b) Homenagem aluna Maura Asami Goto de Pedagogia – IFPR Campus Curitiba – 5º Período Pedagogia – IFPR

 Ah a matemática…. o que os filhos nos ensinam

Desde sempre quando me perguntam o que acho da matemática eu respondo… “nossa nunca gostei de matemática, nunca fui bem na matéria, nunca entendi, tem tanta coisa que nem sei para que serve”.

Mas na vida “adulta”, aprendemos o suficiente para sobreviver: fazer contas para fazer o salário render, planejar a vida dentro das 24 horas, e ensinar os filhos nos primeiros anos escolares.

Assim sobrevivi pensando que não precisaria tanto da matemática, que só as letras me bastavam…. Mas, resolvi fazer uma licenciatura em Pedagogia, e para minha surpresa, lá estava ela…. a Matemática!!! Teria que estudar para poder ensinar…

E só agora tendo o componente de Práticas Pedagógicas da Matemática, entendi uma resposta que meu filho tinha me dado quando perguntei o que ele achava da matemática: que ele não via a matemática como uma matéria, e sim como algo que faz parte da vida!!

E fiquei pensando, que quando lia para ele o livro “o homem que calculava”, de Malba Tahan, que para mim eram apenas histórias, de alguma forma estava ensinando para ele essa matemática da vida.

Então entendi que a matemática está em tudo: na ciência da vida, nas artes que nos alegra, na natureza que nos cerca, e até nas relações com nossos filhos. Para gostar e aprender a matemática, é preciso entender que ela faz parte da vida, e não apenas para usar na escola.


Imagem produzida pela aluna Fernanda – Pedagogia 5º período – IFPR Campus Curitiba
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