Dicas de segurança para comunidade escolar – Campus Curitiba

Dicas de segurança para comunidade escolar

-Utilize itinerário movimentado e ande em companhia de amigos.
-Permaneça nas salas de aula até o término.
-Após as aulas não fique ao redor da escola.
-Ao sair da escola, vá direto para casa. Alguém o espera.
-Em caso de assalto, nunca reaja, tome cuidado também com movimentos bruscos, porque isto pode fazer com que o assaltante pense que você queira reagir. Tente manter a calma e procure observar o máximo possível de detalhes dos assaltantes e suas formas de condução.
Lembre-se:

-Recuse balas, doces ou qualquer coisa de pessoas estranhas.
-A forma mais utilizada por indivíduos, que querem se aproximar é oferecer alguma coisa: um presente ou algum alimento. Por isso, é importante que  não aceite nada de estranhos.
– Nem sempre quem está sujo, ou mal vestido deseja fazer mal à alguém.
-Não aceite carona de estranhos.
-Mesmo que a pessoa lhe ofereça alguma vantagem, como um simples passeio, promessas de dinheiro e fama ou uma inocente carona; isso pode terminar em problemas de natureza grave e muitas vezes sem a possibilidade de reparação.
Veículos suspeitos.Atente para veículos que passam diversas vezes em frente a um determinado ponto, sem uma explicação, ou que fiquem indo e vindo por uma mesma rua. Tais atitudes são consideradas suspeitas, sendo assim, fique atento, procure um local seguro ou alguém de sua confiança e imediatamente comunique o fato a policia militar (telefone 190) passando o maior número possível de dados.
-No caminho, podem existir vielas ou trilhas. Mas, às vezes é melhor optar por um caminho mais longo, porém mais seguro.Fique atento e nunca se esqueça de andar na companhia de um considerável número de amigos.
-Os alunos devem ficar na sala de aula até o término, para que os professores e diretores possam saber onde estão, mesmo porque, eles são os responsáveis pelos alunos enquanto estiverem na escola.
-A melhor forma de nos livrarmos de qualquer tipo de ameaça, é ficando sempre próximos de locais conhecidos e movimentados.
-Para não correr riscos, ao sair da escola procure ir direto para casa, se precisar ir para outro local, como estudar na casa de um amigo, não esqueça de avisar o pai ou responsável.
-Notando algo estranho, procure imediatamente a policia militar no 190, e informe seu nome, o local onde está e o que aconteceu, procurando passar a mensagem da maneira mais calma e pausadamente possível.
-Nunca se esqueça da importância de existir sempre alguém que saiba onde você está. Evite ir para outros locais sem avisar e tenha consciência de que existe sempre alguém a sua espera.