Docentes do IFPR Campus Curitiba propõem itinerários formativos para o Programa Energife – Campus Curitiba

REDE FEDERAL

Docentes do IFPR Campus Curitiba propõem itinerários formativos para o Programa Energife

Publicado em

Copiado!

O Programa de Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – EnergIFE –  foi iniciado em 2018 e agora em 2023 está realizando sua ampliação de seis para nove áreas temáticas, devido ao surgimento de novas tecnologias para essas áreas. 

Docentes do IFPR Campus Curitiba e Assis Chateaubriand participaram das propostas para a atualização e ampliação dos itinerários formativos e uma melhor adequação das matrizes curriculares de cursos que atendam as necessidades e demandas do setor produtivo e da sociedade.

A docente Vanessa Vogt ressalta a importância da participação ativa dos docentes nesses momentos:

“São nesses momentos que a academia e indústria do trabalho se unem para planejar e alinhar sobre a demanda produtiva e a formação profissional técnica e tecnologia que o Brasil necessita”.

Os encontros foram divididos em etapas

No dia 24/04, das 14h às 15h, ocorreu uma palestra online sobre os itinerários formativos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com o Prof. Antonio Junior, da Diretoria de Políticas e Regulamentação (DPR/SETEC/MEC).

Link: https://youtu.be/UdCVUuIyuCE

No dia 26/04, das 08h às 18h, foi realizado um workshop inicial para a atualização e ampliação dos cursos do EnergIFE no Auditório principal do Campus São Paulo do IFSP. Foram criados grupos de trabalhos com os seguintes objetivos:

– a demanda do setor por profissionais qualificados;

– definição e priorização dos perfis profissionais;

– mapeamento das funções;

– mapeamento das subfunções;

– revisão e validação dos perfis;

– mapeamento das capacidades técnicas;

– identificação das competências socioemocionais.

No dia 27/04, das 09h30 às 11h30, ocorreu uma visita à empresa Festo, em São Paulo. A Festo trabalha com automação industrial com tecnologia elétrica, contribuindo para uma operação com mais eficiência energética e produtividade, além de ter impacto positivo no meio ambiente.

O processo de atualização e ampliação dos documentos para elaboração dos cursos continuará com encontros online.

O IFPR Campus Curitiba tem buscado capacitar os seus docentes para as demandas do mercado. As passagens para esses encontros foram custeadas pelo Campus e as diárias pela SETEC/MEC e a organização contou com o apoio do IFSP – Campus São Paulo. 

Confira algumas imagens desses encontros

Fonte: texto e fotos enviados pela profa. Vanessa Vogt.

Topo