Docentes do IFPR Câmpus Curitiba têm expressiva participação em Congressos Internacionais – Campus Curitiba

Os docentes do IFPR Câmpus Curitiba têm tido uma expressiva participação em Congressos Internacionais, ocorridos dentro e fora do país.

Vejamos as participações ocorridas nos meses de maio e junho deste ano.

Evento: 33ª edição da Conference of Latin Americanist Geographers (CLAG)

Partipação: Profa. Ana Helena Corrêa de Freitas Gil (profa. de Geografia do IFPR – Câmpus Curitiba)

A profa. Ana Gil participou da 33ª Congresso da Conference of Latin Americanist Geographers (CLAG), realizado entre os dias 26 a 30 de maio na Universidade Federal do Ceará, na cidade de Fortaleza. Com a temática “Interfaces do Espaço Latino Americano”, o evento pretendeu estreitar os laços entre as geografias da América Latina, permitindo uma troca saudável de ideias e conhecimentos entre os geógrafos, bem como aprofundar perspectivas de estudo regionais em fronteiras comuns ou integradas por temáticas renovadas. Na oportunidade, a profa. apresentou o artigo intitulado:  “Um olhar sobre a cidade e alguns dos seus cenários – perspectivas do interacionismo simbólico e a metodologia de Erving Goffman  – uma contribuição ao estudo da geografia do cotidiano”

Acesse o artigo na íntegra AQUI!

Evento3º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Participação: Profa. Maristella Gabardo (profa. de Espanhol do IFPR – Câmpus Curitiba)

A profa. Maristella Gabardo, junto com outros docentes que participaram da primeira turma do programa Professores para o Futuro, parceria entre Brasil e Finlândia, receberam certificação na data de 28/05, durante o 3º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, na cidade de Recife.

Confira a entrega da certificação aqui: https://www.youtube.com/watch?t=572&v=NxxacpJsOXY

Evento: International Conference on Computational Science

Participação: Profa. Denise Sato (profa. do Curso Técnico Integrado em Jogos Digitais do IFPR – Câmpus Curitiba)

A profa. Denise Sato apresentou o artigo intitulado: “I-DCOP: Train Classification Based on an Iterative Process Using Distributed Constraint Optimization” na International Conference on Computational Science, realizada na cidade de Reykjavík, Islândia, de 01 a 03 de junho. O referido artigo apresentou os resultados do projeto de pesquisa “Classificação em Pátios de Trens Ferroviários utilizando DCOP”, coordenado pela prof. Denise no ano de 2014. Esse projeto foi desenvolvido em parceria com o PPGIa (Programa de Pós Graduação em Informática da PUCPR) e com a Universidade de Zilina (Eslováquia).

Acesse o artigo aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050915011990

Evento: 5th Organisations, Artifacts and Practices, vinculado ao congresso Asia-Pacific Researchers in Organisations Studies

Participação: Priscila da Silva Duarte (profa. de Administração do IFPR – Câmpus Curitiba)

A profa. Priscila da Silva Duarte teve artigo aprovado no 5th Organisations, Artifacts and Practices, vinculado ao congresso Asia-Pacific Researchers in Organisations Studies, que ocorrerá em dezembro de 2015, na UTS Business School (University of Technology) em Sidney, Austrália. Entre as universidades participantes, tais como: Manchester University; University of Glasgow; University of Melbourne; Université Paris-Dauphine, o IFPR é a única instituição de ensino brasileira participante do evento. A apresentação do artigo intitulado “The Religious Discourse and its Influence on the Management Techniques” ocorrerá no dia 08 de dezembro e versará discutir sobre como o discurso religioso vem contribuindo, ao longo da história da humanidade, para a legitimação das técnicas de gestão.

O artigo estará disponível em breve no site do evento: https://www.apros.org/

Parabenizamos as professoras pela participação nos congressos, bem como pelas apresentações e publicações de trabalhos e artigos.

Reforçamos que participação em eventos e congressos não apenas enriquece o currículo dos docentes e da Instituição, mas também fortalece o conhecimento e a prática científica.