Educação e Direitos Humanos são temas de grupos de estudos
Publicado em
Os encontros são on-line, às segundas, das 14h às 16h, a partir de 02 de maio. Inscrições abertas em bit.ly/primeirospassos_2022
Em razão dos bons resultados obtidos em 2021 e entendendo que a formação de educadores para os Direitos Humanos é urgente e deve ser permanente, o Neabi IFPR Campus Curitiba retomou a parceria com o Instituto Aurora para mais uma edição do grupo de estudos “Primeiros passos para Educar em Direitos Humanos”. O grupo busca analisar e debater: qual a importância dos Direitos Humanos na escola? Por que a discussão sobre Direitos Humanos tem se mostrado necessária, não apenas em uma perspectiva de tema transversal, mas como inerente à Educação?
Visando contribuir para a formação em Direitos Humanos dos Educadores do IFPR, estudantes e também da comunidade externa, durante os meses de maio e junho de 2022, será realizada a segunda edição do grupo de estudos on-line, via Google Meet. São 20 vagas para os encontros quinzenais que acontecem às segundas, das 14h às 16h. As inscrições estão abertas até dia 27/04, e o primeiro encontro é dia 02/05. O link para inscrições é: bit.ly/primeirospassos_2022
A iniciativa é parte do projeto de extensão Diálogos Inter-raciais e tem como objetivo compreender os Direitos Humanos em sua essência a partir de uma perspectiva formativa elementar, baseada na diversidade social e cultural, na empatia, na solidariedade e na tolerância. No IFPR, a Resolução nº 72, de 20 de dezembro de 2018, institui o Programa Institucional de Educação em Direitos Humanos (PIDH) e salienta a importância de ações socioeducativas nesta perspectiva, assim como para a formação continuada de servidores.
Saiba mais
Cada encontro do grupo de estudos é composto por atividades síncronas com duas horas de duração – videoconferências – e atividades assíncronas – destinadas a leitura prévia dos textos, também com duração de duas horas.
Coordenação: André Bakker (Instituto Aurora), Patrícia Meyer (IFPR/Campus Curitiba) e Cássia Cristina Moretto da Silva (IFPR/Campus Curitiba).
Facilitação: André Bakker (Instituto Aurora)
Público alvo: professoras, professores, técnicas e técnicos administrativos do IFPR e da comunidade externa interessadas e interessados em aprender mais sobre direitos humanos, educação, empatia e solidariedade e que desejem incorporar esses temas em suas vidas, estudos e profissões. **Estudantes do IFPR também podem participar, mas o grupo foi elaborado com o propósito de formação de educadores.
Número de Participantes: Até 20 pessoas
Certificação: 20 horas
*Serão considerados como concluintes passíveis de certificação todos os inscritos que participarem ao menos em 75% das atividades do grupo de estudos.
Cronograma de encontros:
Sempre às segundas-feiras, das 14 às 16h.
1º Encontro: 02/05/2022
Título: Introdução aos Direitos Humanos
Temas: história e fundamentos dos Direitos Humanos; os Direitos Humanos no contexto de polarização no Brasil.
2º e Encontro: 16/05/2022
Título: A Educação em Direitos Humanos
Temas: introdução à educação em direitos humanos; a educação em direitos humanos no Brasil.
3º Encontros: 30/05/2022
Título: Por quê educar em Direitos Humanos?
Temas: os objetivos da educação em direitos humanos; o desenvolvimento da tolerância e da solidariedade por meio da educação em direitos humanos.
4º Encontros: 13/06/2022
Título: Educação em Direitos Humanos e a radicalização política
Temas: debate com professor convidado; o fenômeno da radicalização; como a educação em direitos humanos pode atuar sobre a radicalização política e ideológica.
5º Encontro: 27/06/2022
Título: Educar em Direitos Humanos: da teoria à prática
Temas: troca de experiências; começando a incorporar os direitos humanos na prática educativa; encerramento do grupo.
Para inscrições: bit.ly/primeirospassos_2022