Estudantes de Telecomunicações desenvolvem rede sem fio para a comunidade do Campus Curitiba – Campus Curitiba

Estudantes do Curso Técnico em Telecomunicações, orientados pelo professor Gustavo Theodoro Laskoski, desenvolveram uma rede sem fio (Wireless) própria para uso dos alunos e da comunidade do Campus Curitiba.

A iniciativa é resultado do projeto final do curso, que neste segundo semestre teve como tarefa estudar e instalar uma rede sem fio no piso térreo do campus, além de melhorar os pontos de acesso já existentes.

A conclusão do projeto ocorreu no dia 15 de outubro. Agora, o campus conta com quinze pontos de acesso distribuídos pelo prédio da João Negrão (rede IFPR_Alunos), todos abertos ao público.

A rede “IFPR_Alunos” foi criada com reaproveitamento de equipamentos antigos, como modens e roteadores domésticos, “que foram adaptados para uma quantidade de conexões acima do normal (logo podem ocorrer períodos de congestionamento na rede).  Por isso estamos ampliando gradativamente essa rede distribuída para diluir a quantidade de usuários simultâneos nos roteadores sem fio” explica o prof. Gustavo.

Para saber mais sobre o projeto, acesse:

Nome das redes sem fio abertas:

Piso térreo:

IFPR_ALUNOS_011