Estudantes do Campus Curitiba são destaque e recebem medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) – Campus Curitiba

Foi realizada, nos dias 09 e 16 de agosto, a entrega de medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), 2021, fato que deixa a comunidade acadêmica do Campus Curitiba ainda mais orgulhosa. Nesta edição as meninas do Campus Curitiba se destacaram, pois foram elas as responsáveis pela conquista de medalhas e menções honrosas:

Menção Honrosa ONC

• NICOLE SENDAS GODOY
  • ANA PAULA MARTINS GONÇALO

Medalha de Bronze na ONC

• EDUARDA ANTUNES KLOSS

Medalha de Prata na ONC

• SAMARA SANTOS CAETANO

Medalha de Ouro na ONC

• VERONICA CRISTINA PAPARELLA
  • MILENA VIRGÍNIO BASTOS

Medalha de Ouro na OBFEP

• KAROLINE DA CRUZ DOS SANTOS.

Participaram da cerimônia, os organizadores das olimpíadas no campus, Prof. Ezequiel Burkarter e Prof. Marcos Otavianos da Silva, além do Diretor de Pesquisa Extensão e Inovação, Prof. Vilmar Fernandes. Parabenizamos nossas alunas pelo desempenho e participação.

A Olimpíada Nacional de Ciências – ONC, uma ação do MCTIC através da Coordenação Geral de Popularização da Ciência, organizada pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, tendo o apoio da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Associação Brasileira de Química (ABQ), do INSTITUTO BUTANTAN, da SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA (SAB) e da Universidade de Campinas (UNICAMP). As provas da ONC tratam de temas de Biologia, Física, Química, Astronomia e História. A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A OBFEP destina-se exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.

A participação em olimpíadas de conhecimento tende a contribuir para o processo de popularização da ciência e para aumento do interesse dos estudantes por estudos mais avançados, despertando inclusive talentos para carreira científica. Em universidades e instituições de pesquisa, há muitos relatos de pesquisadores que se engajaram na carreira científica a partir da participação de olimpíadas do conhecimento como a ONC e a OBFEP. Considerando as características que norteiam a atuação do IFPR, é importante que nossa instituição ofereça essas oportunidades aos nossos estudantes.

A edição de 2022 da ONC teve suas inscrições encerradas no último dia 16 de agosto, sendo que as provas ocorrem de 18 e 20 do mesmo mês. As inscrições da OBFEP são realizadas na hora da prova, ao preencher o formulário de respostas, mas as alunas e alunos que tenham interesse em participar devem avisar aos representantes de turmas ou a(o) professor(a) de Física da turma a relação de interessados até 26/08. A prova a da OBFEP será realizada em 30 de agosto.

Texto:
Prof. Ezequiel Burkarter