Estudantes do campus realizam aula de campo do projeto de ensino sobre urbanização de Curitiba e RMC – Campus Curitiba

Nos dias 10 e 22 de novembro de 2022, os estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados em Contabilidade, Processos Fotográficos, Informática e Mecânica realizaram a aula de campo fruto do projeto de ensino “Conhecendo a Urbanização de Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba (RMC)”.

Este projeto, aprovado no edital do PAIPE 2022, é coordenado pelos professores de Geografia do campus: Leandro Rafael Pinto e Diogo Labiak Neves e também conta com a participação da bolsista Maria Júlia Biesemeyer, do terceiro ano do curso técnico integrado em Petróleo e Gás.

O objetivo geral do projeto de ensino é planejar, organizar e avaliar se o uso da aula de campo para o ensino da urbanização de Curitiba e RMC é uma prática pedagógica viável e que contribui para o aprendizado de Geografia nas turmas dos segundos anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFPR – campus Curitiba.

O roteiro da aula de campo foi elaborado com base nos estudos do projeto e contou com a participação ativa da bolsista Maria Júlia, que inclusive esteve presente nas atividades.

A aula teve como pontos de estudo: o condomínio Alphaville em Pinhais, a Vila Zumbi e a Vila Liberdade em Colombo, trechos da Linha Verde, o terminal do Santa Cândida, a linha do biarticulado, o Bosque do Papa e o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba. A escolha dos pontos teve como objetivo evidenciar os contrastes socioespacias na organização urbana de Curitiba e RMC, além de elementos característicos do plano diretor do município e das estratégias para uso do espaço urbano.

As atividades e desafios realizados pelos estudantes durante e após a aula de podem ser acessados aqui.

O próximo passo do projeto é avaliar os benefícios desta prática para o ensino da Geografia aliado aos princípios de cada curso. Para toda a organização da aula de campo foi utilizada a metodologia desenvolvida no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) por Rosário (2021) no seu produto educacional denominado “MANUAL PARA AULA DE CAMPO COMO PROJETO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA”. Espera-se com esse projeto de ensino ampliar a realidade de estudo e aprendizado dos estudantes envolvidos e promover novas formas de avaliação do componente além das tradicionais provas e trabalhos escritos.

Texto: Prof. Dr. Leandro Rafael Pinto