Estudantes e Professores do Campus Curitiba participam de intercâmbio científico e cultural em Portugal – Campus Curitiba

De 10 a 21 de outubro, estudantes e professores dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e do Mestrado ProfEPT, ambos do Campus Curitiba, participam de um intercâmbio científico, educacional e cultural em Bragança, Portugal.

Durante os 11 dias de intercâmbio, os representantes do Campus Curitiba participam de uma série de atividades, entre elas, o IV Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LusoConf).

A programação completa da viagem ainda reúne visitas a museus e locais históricos, aulas abertas no IPB e reuniões com coordenadores educacionais.

O intercâmbio foi possível graças ao convênio internacional entre o Instituto Federal do Paraná e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Parte do custeio da viagem foi realizado com recursos próprios do Campus Curitiba, por meio do edital de Eventos. Pelo curso de Pedagogia viajaram:

Alik Greco (6º período); Regina Baron (6º período); Fernanda Rocha Sidney Silva (6º período); Ana Vidotti (6º período); Viviani Cristina de Souza Ribeiro (8º período) e Laura Strapasson (8º período).

Já pelo mestrado ProfEPT os representantes foram: Fabiano Francisco Amaral, Adriana Fátima de Cristo e Valéria Cunha do Espírito Santo Djordjevic.

Os estudantes foram acompanhados das professoras Iara Aquino Henn (Pedagogia) e Cristine Xavier (Mestrado).

A coordenadora da Licenciatura em Pedagogia do IFPR Campus Curitiba, profa. Iara Aquino Henn, destacou a importância deste intercâmbio científico:

“Fazer a licenciatura tendo a oportunidade de organizar-se para participar do intercâmbio de âmbito internacional, agrega na formação inicial de professores conhecimentos científicos e culturais, além de ser uma possibilidade de continuidade de estudos, a exemplo do mestrado ou mestrado sanduíche. Também representa aprender sobre diferentes contextos de educação e currículo, articulando diferentes análises. Por exemplo a educação e o currículo estão relacionados a organização da sociedade. É possível conhecendo outras realidade educacionais entender essas diferenças e contradições a partir da  análise de conjuntura de cada país. Qual a realidade e o desenvolvimento econômico e social de Portugal e do Brasil? Quais diferenças? Quais contribuições os currículos dos cursos oferecidos no Instituto Politécnico de Bragança  suscita analises curriculares e de conhecimentos nos cursos de formação de professores no Instituto Federal do Paraná?”