Exposição organizada por professor do IFPR está entre as mais visitadas do mundo – Campus Curitiba

A Gazeta do Povo divulgou a lista das exposições do Museu Oscar Niemeyer (MON) que estão entre as mais visitadas do mundo, segundo a publicação inglesa The Art Newspaper. Entre elas, está a exposição “Glück: o tempo e a imagem”. A mostra fotográfica é fruto de um trabalho de pesquisa do professor de história Ederson Santos Lima, do Campus Curitiba.

“Glück: o tempo e a imagem” é uma exposição temática que aborda a coleção do fotógrafo Guilherme Glück, que morou na Lapa/PR durante grande parte do século XX. Dentre os destaques dos registros estão: fotografias do período conhecido como “Era Vargas”; de trabalhadores das décadas de 1920, 1930 e 1940, como sapateiros, alfaiates, carpinteiros, operários de engenhos e coletores de erva-mate; de aspectos culturais típicos da cidade da Lapa/PR, como cinemas, teatro e folia de reis; fotografias que revelam um pouco do cotidiano da educação na cidade, para as quais o fotógrafo registrou professores, alunos e também a arquitetura escolar que até os dias atuais se encontram na cidade. Além disso, há uma temática que revela as artimanhas utilizadas pelo fotógrafo para atender da melhor maneira possível seus clientes, revelando o cotidiano de um estúdio fotográfico, e chapas de vidro utilizadas pelo fotógrafo, que chamam muito a atenção nos tempos atuais da fotografia digital.

O trabalho do prof. Ederson Santos Lima é fruto de pesquisas na área de Humanas do Campus Curitiba, que une três grandes fontes de estudo: História, Fotografia e Educação. Estudantes do IFPR também tiveram participação nesse trabalho, através de dois bolsistas que estão ligados ao projeto Guilherme Glück: Maria Eugênia Reksua Rosa e Bernardo Passerino Szvarça.