I OLIMPÍADA DE AVIÕES DE PAPEL DO IFPR – CAMPUS CURITIBA – Campus Curitiba

Notícias

I OLIMPÍADA DE AVIÕES DE PAPEL DO IFPR – CAMPUS CURITIBA

Publicado em

Copiado!

Participe da I Olimpíada de Aviões de Papel do Ifpr – Campus Curitiba que ocorrerá em 29/08/2015

A participação na I Olimpíada de Aviões de Papel do Ifpr – Campus Curitiba é aberta a todos os membros da comunidade acadêmica do IFPR, sendo eles, professores, técnicos, alunos e profissionais terceirizados!

A inscrição se dará por meio da ficha de inscrição e termo de autorização de uso de imagem (ambos em anexo no final da página). O documento de inscrição preenchido deverá ser enviado até o dia 22/08 para o e-mail aviaoifpr2015@gmail.com com as informações básicas. No dia do evento o participante deverá trazer o original do documento.

A competição ocorrerá no dia 29 de agosto de 2015.

Serão abertas as inscrições para 3 modalidades.  Além disso, o participante pode se inscrever em todas elas, mas apenas uma vez em cada uma, caso seja de seu interesse:

-O avião mais elaborado (bonito);

-O avião que voou por mais tempo;

-O avião que voou por uma maior distância em linha reta;

*O avião que fez mais acrobacias (sugestão próximo ano).

**Se vira nos 30” (sugestão próximo ano).

Cada competidor pode lançar 3 vezes o mesmo avião de papel para cada modalidade, sendo considerado apenas  a melhor delas. O papel será dado pela equipe organizadora (usar papel de rascunho apelo sustentável, exceto para a modalidade 1, que será um papel em branco). A ideia é que os aviões sejam construídos no local com este papel. Usar papel A4 com gramatura 75g/m². Para elaborar os aviões de todas as modalidades, não são permitidos outros materiais exceto a única folha de papel oferecida e essa não pode ser rasgada e/ou cortada. Também não é permitido o uso de instruções para realizar a dobra do papel. Todos os aviões deverão ter um símbolo ou nome padrão do competidor, seguido das iniciais referentes a modalidade a qual concorre (B – 1, T – 2 e D – 3). O mesmo modelo pode ser repetido para mais de uma modalidade, porém deve ser realizada uma nova dobradura em outra folha de papel. Lembrando que o lançamento ocorrerá sempre do mesmo ponto, devendo o lançador obedecer todas as instruções de lançamento. Caso isto não ocorra, este poderá ser desclassificado.

Para a etapa 1) Será realizada a avaliação por meio da equipe de juízes, e caso haja empate, será realizada a votação por aclamação popular, onde os espectadores e participantes poderão opinar e aclamar aquele que mais se destacou. Não havendo assim o desempate, será realizada a premiação conjunta e, devendo para este fim, os ganhadores combinarem a melhor forma de divisão do prêmio.

Para a etapa 2) Três cronometradores farão a medida do tempo de cada lançamento, destas três medidas será feita uma média, e calculado o erro. No caso de alguma das medidas ficarem muito divergente, esta será descartada para efeitos do cálculo da média e erro.

Para a etapa 3) Será feita a medição da distância percorrida pelo avião até o ato em que este parou no chão.

INSTRUÇÕES DE LANÇAMENTO

Todos os aviões devem ser lançados da altura que o lançador alcançar sem tirar os pés do chão, este estando em pé com estes paralelos, e sem movê-los. O movimento do tronco é permitido, mas os pés não devem ser utilizados para o lançamento ou contrapeso. O lançador não deve em hipótese alguma ultrapassar a linha de lançamento dos aviões, nem após o seu lançamento.

PENALIDADES

Os aviões de papel devem ser identificados e devem possuir o nome de seu lançador. Caso este avião seja encontrado nas vias públicas ou nas imediações da instituição em local alheio à lixeira, este lançador será desclassificado. Além disso, caso já tenha encerrado o período da olimpíada e este avião vier a ser encontrado nas dependências da instituição, o lançador responsável será impossibilitado de participar nas etapas posteriores e bem como de outras olimpíadas que venham a acontecer e que sejam organizadas por esta mesma comissão organizadora.

Caso o lançador ultrapassar a linha de lançamento, este seu lançamento perderá o efeito e contará como queimado.

Caso o lançador ultrapasse a linha repetidamente em todos os seus lançamentos, este será desclassificado.

Caso o lançador não compareça em seu lançamento, este perderá o lançamento e deverá esperar o final da fila para proceder com seu próximo lançamento (se ainda houver).

Caso o lançador queira desistir de sua participação, isto é permitido.

Devemos sempre praticar o Gracious Professionalism e o Coopertition.  Isso significa que não importa quem ganha, e sim o que aprendemos e o que ensinamos. Ensinem tudo o que puderem, se ajudem e participem como amigos. A vitória vem por consequência. Não sabote aviões dos outros participantes, pois caso isso ocorra fará com que você seja desclassificado e impossibilitado de participar de qualquer outra olimpíada a ser organizada por esta comissão organizadora. Disputa amigável é o mais importante.

***Quanto às acrobacias, esta modalidade será julgada por um número ímpar de juízes, sendo acima de 3 e não mais que 9. Estes juízes podem levar em consideração loopings, twists, entre outras manobras e deverão dar uma nota subjetivamente. É importante para o critério de avaliação que estes usem sempre os mesmos critérios. Na avaliação das acrobacias não se leva em conta o tempo de vôo ou distância de alcance do avião, visto que isto não é quesito desta etapa.

Acesse o regulamento completo e a ficha de inscrição AQUI

Topo