Ideias, impacto e desenvolvimento: segunda edição do SE²PIN tem início na terça-feira – Campus Curitiba

Tem início na próxima terça-feira (29) a segunda edição do Seminário de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (SE²PIN) do IFPR. O Câmpus Paranaguá será a sede do evento, que recebe 1200 estudantes. Com uma ampla programação científica e cultural, o II SE²PIN conta com a apresentação na forma de pôster de 400 trabalhos de extensão, pesquisa, inovação e ensino. Outros 40 serão apresentados como comunicação oral em grupos de trabalho. A programação de oficinas também já foi publicada e conta com atividades artísticas, esportivas e culturais.

As delegações começam a chegar na terça-feira (29). Durante o dia, ocorre o credenciamento dos participantes. Às 18h, a programação científica tem início, com a conferência “Perguntando ao usuário como criar produtos inovadores”, com o professor Carlos Eduardo Zander. Logo após, às 22h, os participantes assistem ao espetáculo “Aquarela de Sombras”, do grupo IFPalco (Câmpus Ivaiporã), o show “Cantarolando”, do Clube da Música (Câmpus Foz) e uma apresentação de Fandango, ritmo tradicional e folclórico do litoral paranaense.

Mais do que um evento científico, o SE²PIN é um espaço de estímulo e divulgação das diferentes atividades desenvolvidas pelo IFPR em projetos de ensino, extensão, pesquisa, inovação, além daqueles desenvolvidos no âmbitos de programas institucionais de assistência estudantil – como o Programa de Bolsas de Inclusão Social (PBIS) – de estímulo à docência – como o Programa Institucional de Bolsas de Estímulo à Docência (PIBID) – e atividades culturais diversas. Com o tema “ideias, impacto e desenvolvimento”, o evento tem como principal objetivo articular os estudantes e professores ligados a todos estes projetos. “O que queremos é agrupar essas ideias e diferentes perspectivas e avaliar de que forma elas interferem na realidade. Essa interferência, advinda da relação dos nossos projetos com a sociedade, é que pode gerar o desenvolvimento”, afirma o Diretor de Pesquisa do IFPR e membro da Comissão Organizadora, professor Ezequiel Burkarter.

Apresentação de trabalhos, conferências, oficinas e atividades culturais fazem parte da programação

A programação diurna do II SE²PIN acontece nas dependências do Câmpus Paranaguá e é composta por apresentações de trabalhos em pôster e de forma oral, nos grupos de trabalho. Além disso, os estudantes e servidores poderão participar de conferências com os pesquisadores Carlos Eduardo Zander (Fundação Certi), Cláudio Adriano Piechnik (UFPR), Wyllys Abel Farkatt Tabosa (IFRN), Guido Nunes Lopes (UFRR) e Cristiano Passos (Secretaria de Inclusão Digital/MC). Durante a noite, serão realizadas apresentações culturais de teatro, música e dança, a cargo de grupos artísticos dos câmpus. Todas as apresentações culturais serão na Associação Banestado, em que estão hospedados os participantes do evento. Na quinta-feira (31), último dia de evento, serão realizadas oficinas artísticas e culturais e também a I Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH), que apresenta 21 protótipos e produtos inovadores desenvolvidos nos Câmpus do IFPR. “Montamos uma programação eclética, que mescla as atividades tradicionais de eventos científicos com atividades culturais. Acreditamos que o pesquisador deve estar sempre aberto e interagir com outras realidades. Mais uma vez, afirmamos o objetivo do evento, que é o desenvolvimento possibilitado pela interação de diferentes ideias e o impacto que causam na realidade social”, explica Burkater.

programação completa está disponível para consulta na página do SE2PIN.

Mais informações

Outras informações podem ser encontradas na página do evento. Na manhã desta sexta-feira (25), a Comissão Organizadora publicou novos documentos: Recomendações de Boa ConvivênciaProgramação das Oficinas; e Ensalamento das Comunicações Orais. Confira!