IFPR campus Curitiba promove Semana de Saúde – Campus Curitiba

IFPR campus Curitiba promove Semana de Saúde

Enfermagem, Massoterapia, Prótese Dentária, Radiologia e Saúde Bucal, esses cinco cursos Técnicos subsequentes, ofertados pelo IFPR Campus Curitiba, estão juntos pela primeira vez, promovendo a Semana da Saúde, entre os dias 25 a 29 de junho e faz parte da comemoração dos dez anos do Instituto Federal do Paraná.
A Liga da Saúde, como está sendo chamada a integração destes cursos, pretende propiciar ao público interno e externo, uma oportunidade de oferecer mais informações referentes aos cursos ofertados pelo instituto e as possibilidades de atuação dos profissionais destas cinco áreas, além de abordar temas atuais e de interesse geral.

Inscrições AQUI.

A ideia é difundir conhecimentos e práticas em saúde numa perspectiva interdisciplinar, aliando ações específicas ligadas aos projetos já existentes em cada área, bem como promover momentos de trocas de saberes entre os cursos técnicos. Para isso, a programação alia iniciativas e demandas internas com temáticas amplas da área da saúde e de interesse da comunidade, disseminando a conscientização sobre as práticas e conhecimentos saudáveis com o intuito de melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos e dos participantes da Semana da Saúde.

Atividades que interligam saberes e práticas saudáveis

Dentre a programação da Semana da Saúde, destaca-se a palestra que acontece no dia 25, segunda feira às 09;00h “Sono, sonho e saúde”, com o Dr. Fernando Louzada, neurocientista e coautor do livro: O Sono na sala de aula – tempo escolar e tempo biológico. A palestra aborda a necessidade e o tempo do sono para uma boa qualidade de vida. “O sono é importante para consolidar a memória e por isso, se dormirmos pouco ou mal, iremos aprender menos no dia seguinte, porque a capacidade de armazenamento de informações será reduzida”, explica Louzada.

Outra palestra que chama a atenção, é a “Qual o sexo do seu cérebro?”, com o Dr. Paulo Roberto Dalsenter, que fala dos riscos que a exposição a inúmeros compostos no meio ambiente e em nossas vidas cotidianas podem causar a saúde humana, inclusive nas diferenças resultantes da ação hormonal que norteia a diferenciação sexual durante o desenvolvimento fetal. Essa palestra começa às 19;00h do dia 25, todas serão realizadas no auditório do IFPR, campus Curitiba. Além dessas e outras palestras, a Semana da Saúde contará com oficinas, minicurso de primeiros socorros e durante todo o evento a Tenda da Liga da Saúde, com informações e atividades especiais relacionadas aos cursos que compõem o eixo saúde e ambiente do IFPR.

Confira a programação completa clicando aqui.