IFPR Campus Curitiba realiza obras de infraestrutura – Campus Curitiba

IFPR Campus Curitiba realiza obras de infraestrutura

O IFPR Campus Curitiba conquistou recursos financeiros para a realização de duas obras: a construção do Laboratório e Clínica Odontológica do curso de Saúde Bucal e a reforma do Edifício Liberdade (nova unidade do Campus Curitiba).

O Laboratório e Clínica Odontológica do curso de Saúde Bucal será reformado através de emenda parlamentar oriunda do Deputado Gustavo Fruet, no valor de R$ 300.00,00, somados aos R$ 9.695,60 previstos pela Lei Orçamentária Anual (LOA) da Cidade de Curitiba, totalizando R$ 309.695,60 de recursos homologados.

Já a obra de reforma do Edifício Liberdade, localizado na rua José Loureiro nº 361, terá o custo total de R$ 1.775.966,72, sendo R$ 1.500.000,00 oriundos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e R$ 275.966,62 da LOA (Cidade de Curitiba).

As duas obras estão previstas para iniciarem em julho de 2022. A previsão de entrega do Laboratório e Clínica Odontológica é para o mês de dezembro de 2022 e a reforma do Edifício Liberdade para abril de 2023.

O Edifício Liberdade, futura nova unidade do campus, foi doado pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) ao IFPR em 2018 e agora está cedido ao Campus Curitiba.

O prédio possui sete andares e 3.096m². Os recursos conquistados serão destinados para a reforma de três pavimentos do prédio (subsolo, térreo e 1° andar).

Após a reforma, a direção-geral do campus discutirá com estudantes e servidores qual a melhor forma de utilização da nova unidade do campus.

Para o diretor-geral do campus, Adriano Willian da Silva Viana Pereira, o prédio da José Loureiro é uma importante conquista, “pois ampliará a capacidade do campus para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo as ações pedagógicas do campus e dando a melhor condição de infraestrutura física para o cumprimento de sua missão na oferta de cursos técnicos, superiores e de pós graduação voltados para os diferentes eixos tecnológicos”.

A Coordenadora do Curso Técnico em Saúde Bucal, profa. Drª. Doriana Cristina Gaio Girata, destacou a importância da construção do Laboratório Didático de Saúde Bucal:

“O colegiado do Curso Técnico em Saúde Bucal está muito feliz por ver um sonho antigo se realizando, que é ter seu próprio Laboratório Didático de Saúde Bucal. A construção deste laboratório vai possibilitar que os alunos vivenciem, com frequência, o dia a dia da profissão, aplicando o que aprenderam em sala de aula, transformando o estudante em sujeito ativo na aprendizagem e possibilitando que o mesmo desenvolva habilidades e competências específicas. A aula prática constitui um recurso metodológico facilitador do processo ensino-aprendizagem, pois estimula a curiosidade e o interesse do discente, amplia a capacidade de resolver problemas, além de contribuir para desenvolver o seu raciocínio e estimular a tomada de decisões. O Laboratório Didático de Saúde Bucal vai impactar positivamente não só para os estudantes do nosso curso, mas também para os demais alunos e servidores do campus, pois poderemos ser uma referência em questões de saúde bucal (orientações e procedimentos específicos inerentes ao Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal) para o público interno da nossa instituição.”