IFPR recebe 7 prêmios no III Ficiencias – Campus Curitiba

IFPR recebe 7 prêmios no III Ficiencias

A III Ficiencias foi encerrada nesta sexta-feira (14) e o IFPR foi contemplado com sete prêmios. Em Ciências Humanas, dois trabalhos do Câmpus Curitiba foram contemplados: “Domum: para ler e jogar na escola”, no primeiro lugar, e “Listonly: ferramenta online para criação de listas de avaliação de acessibilidade em edificações urbanas e pontos turísticos” no terceiro. Guilherme Gourges, do último projeto, enfatizou a superação nas etapas: “Nosso trabalho teve muitos altos e baixos ao longo da execução, e agora ganhar, mesmo que o terceiro lugar, é compensador”.

O jogo DOMUM: para LER e JOGAR na escola faz parte do projeto de pesquisa  Da arte narrativa tradicional à virtual: leitores e jogadores, coordenado pela professora Vanessa Lopes Ribeiro. Nesta 3a edição, o projeto contou com a participação dos alunos Sofia Chu, Mariana Lech, Stephanie Américo e Gustavo Souza, que trabalharam intensamente durante dois anos no desenvolvimento do game, premiado no SEPIN/2014, na categoria interdisciplinar, e no FICIÊNCIAS 2014, obtendo neste evento o 1o lugar na área de Ciências Humanas e o 2o lugar geral, tendo premiação em dinheiro e uma semana na FEBRACE-SP. O grupo planeja distribuir o game, como material didático alternativo para aulas de leitura do texto literário, às escolas públicas a partir de 2016.

Os projetos “Estudo preliminar da cadeia de valor dos produtos da sociobiodiversidade da comunidade de pescadores artesanais de barrancos, município de Pontal do Paraná, Paraná” e “Logerino: sistema para gerenciamento de entregas com solução baseada em QR Codes para controle de encomendas” também foram premiados na área de Ciências Sociais Aplicadas. O primeiro lugar nessa categoria foi para Longerino, do Câmpus Curitiba, e o “Estudo preliminar”, do Câmpus Paranaguá, ficou com a segunda posição. Os estudantes Mateus Guimarães e Matheus Kenji, que desenvolveram o Longerino, ficaram surpresos com a medalha. “Não esperávamos mesmo, ficamos muito felizes de ter nosso trabalho reconhecido, ainda mais em uma feira internacional”, afirmam.

O Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Professor Ezequiel Bukarter, finaliza: “Esses prêmios são a prova de que o trabalho que estamos desenvolvendo no IFPR é fantástico”!

Mais informações sobre a A III Ficiencias: https://ifpr.edu.br/?p=82806

Confira as fotos no facebook.