IFPR tem 16 trabalhos finalistas na Ficiências 2013 – Campus Curitiba

IFPR tem 16 trabalhos finalistas na Ficiências 2013

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) tem 16 trabalhos finalistas na Ficiências 2013 (II Feira de Inovação das Ciências e Engenharias). Os estudos selecionados são de alunos dos câmpus Curitiba (três trabalhos); Ivaiporã (seis); Jacarezinho (dois); Londrina (um); Paranaguá (dois); Telêmaco Borba (um) e Irati (um). A Ficiências é um evento internacional criado para que estudantes apresentem ideias criativas e inovadoras contribuindo, por meio de seus trabalhos de pesquisa, com a construção do conhecimento e a evolução no mundo das ciências.

Constitui-se também em um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores do ensino fundamental, médio e superior do Paraná, além de estados paraguaios e argentinos.

Na primeira edição do evento, o IFPR participou com 21 trabalhos e 34 alunos. O saldo da FICIÊNCIAS 2012 também foi muito positivo para o IFPR: das sete premiações que foram entregues a trabalhos desenvolvidos por estudantes brasileiros, três foram concedidas aos desenvolvidos no IFPR.

A feira é organizada pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), IFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Secretaria de Estado da Educação (SEED), Universidade Estadual de Londrina, Unicentro, UEPG, Fundação Araucária, Universidade Estadual de Maringá, Itaipu Binacional e por instituições de ensino e governamentais da Argentina e do Paraguai.

Premiações da Ficiências 2013
– Os prêmios para os projetos de pesquisa poderão variar entre medalhas, troféus, em valor financeiro, viagens para a participação em outras feiras e bolsas de pesquisa. Estudantes expositores, orientadores e coorientadores, avaliadores, e membros de comissão receberão certificados de participação.
– Outras informações sobre a Ficiências podem ser obtidas em https://ficiencias.org/
– Confira, a seguir, a relação dos trabalhos do IFPR finalistas na FICIENCIAS.

IFPR – Câmpus CURITIBA
– Construção de fantomas geométricos e antropomórficos aplicados : TÉCNICAS RADIOLÓGICAS
– Redução de peso dos automóveis utilizando aços avançados de alta resistência
– Aliran – Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e Extensão