IFTech chega à sua décima edição em 2022 com 18 trabalhos e 70 participantes – Campus Curitiba

IFTech chega à sua décima edição em 2022 com 18 trabalhos e 70 participantes

No dia 05 de novembro foi realizada a X Feira de Inovação Tecnológica (IFTech) do IFPR – Campus Curitiba. A IFtech consolidou a retomada de eventos científicos e tecnológicos presenciais no campus

Criada para ser um espaço de estímulo à inovação tecnológica e ao empreendedorismo inovador, a feira contribui para a consolidação da identidade tecnológica do Instituto Federal do Paraná, em seus diferentes campi. Por meio da IFTech, estudantes podem apresentar protótipos de produtos, processos, serviços ou negócios, sob a orientação de professores.

Na edição deste ano foram apresentados 18 trabalhos, envolvendo soluções que podem representar inovação em setores como a educação, sustentabilidade e inclusão social. Cerca de setenta pessoas participaram do evento, incluindo estudantes, pais, professores e profissionais ligados à ONGS, startups e outras entidades promotoras da inovação e do empreendedorismo na região de Curitiba.

Na avaliação do professor Adriano Willian da Silva, Diretor Geral do Campus Curitiba, a abrangência de temas, ferramentas tecnológicas e setores de aplicação das propostas apresentadas na X IFTech, reforçam a importante diversidade de atuação de pesquisadores que atuam no campus Curitiba. “Os projetos também evidenciam a conexão do ensino, pesquisa e extensão, com temas de grande relevância”, destaca.

Além disso, a diversidade percebida no perfil dos participantes, reforça o papel da feira como ambiente propício para o estabelecimento de diálogos com a comunidade externa, contribuindo para a consolidação do papel do IFPR como uma das instituições indutoras do desenvolvimento regional.

Tecnologias educacionais são destaque na IFTech

O desenvolvimento de tecnologias educacionais foi uma das áreas que abrigou mais projetos, por meio da apresentação de jogos educativos, sistema robotizado para ensino de soldagem, simulador de sensores automotivos, robótica educacional, além de protótipos voltados ao ensino de termodinâmica. A feira também teve a apresentação de protótipos voltados para o ensino na área de saúde, com protótipos que poderão representar avanços no ensino da radiologia e enfermagem.

Ao passar pelos corredores e salas do térreo e primeiro andar do campus, visitantes e avaliadores também puderam conhecer protótipos voltados à disseminação e à otimização do uso da energia solar, a produção de gás por meio de biodigestor, filtragem de microplásticos e até sistemas inteligentes que poderão ajudar consumidores a visualizar o custo da energia elétrica após o uso de cada aparelho e escalonar acionamentos e desligamentos, através da chamada internet das coisas. Também foram apresentadas propostas de novos serviços, que podem futuramente estimular empresas a terem maior comprometimento com questões ambientais e até ajudar no fortalecimento da participação e liderança feminina no setor de serviços.

Visitantes e avaliadores, puderam até fazer uma imersão virtual no fundo de um oceano para conhecer melhor um peixe, através de um dos projetos apresentados na X IFTech.

Projetos contam com apoio financeiro

No Campus Curitiba, a IFTech é organizada pela Diretoria de Pesquisa Extensão e Inovação (DPEI) e coordenada pela chefia da Seção de Inovação e Empreendedorismo. Para a construção de protótipos, os coordenadores de projetos tiveram o apoio financeiro disponibilizado pela Chamada interna nº 01/2022 – Feira de Inovação Tecnológica do IFPR (IFTech) 2022 da Seção de Inovação e Empreendedorismo – Campus Curitiba, que é mantida, desde a primeira edição da feira, com recursos da Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proeppi), e mais recentemente, com recursos do próprio campus.

Texto:

Texto – NIT – Campus Curitiba – Prof. Ezequiel Burkarter