II Feira ProfiCiências é realizada no Campus Curitiba – Campus Curitiba

II Feira ProfiCiências é realizada no Campus Curitiba

No dia 28 de setembro de 2024, o Campus Curitiba promoveu a II Feira ProFiCiências: Promovendo a Física, as Ciências Naturais e suas Tecnologias. Participaram cerca de 250 pessoas, incluindo estudantes, professores, avaliadores e visitantes. Uma vitrine da criatividade e talento para a inovação dos estudantes, os protagonistas do evento.

O  objetivo principal foi o de promover o letramento científico e estimular o pensamento crítico entre os participantes. A II Feira ProFiCiências reafirma o compromisso do IFPR em incentivar a pesquisa e a inovação nas escolas, oportunizando uma cultura científica sólida entre os jovens.

Com 86 projetos inscritos, a feira ofereceu um espaço enriquecedor para que estudantes da educação básica de outras instituições da rede pública estadual de ensino, além dos nossos alunos dos  cursos técnicos integrados ao ensino médio, dos cursos  técnicos subsequentes, além de estudantes da graduação em Pedagogia, mostrassem seus projetos de ciências. O evento foi organizado por uma equipe de professores do IFPR – Campus Curitiba e contou com a relevante colaboração de estudantes  de graduação em física e em química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Além disso, recebeu apoio financeiro da Sociedade Brasileira de Física. Além dos estudantes do IFPR, participaram da feira alunos do Colégio Estadual Estadual Euzébio da Mota e do Colégio Estadual Angelina Anna Maria Cônsolo Do Prado. Seus trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora e também pelo público, que pôde votar em seus projetos favoritos. Dentre os melhores avaliados, destacaram-se:

Trabalhos avaliados pela comissão julgadora
A VIABILIDADE DOS MINIFOGUETES COMO RECURSO PARA USO EM REFLORESTAMENTO DE ÁREAS DEGRADADAS
Estudantes: ALLANA GABRIELLE DA SILVA, KATLYN VITÓRIA FARIA COSTA e LAYRA DA SILVA
Professoras Orientadoras: MARLENE SALETE KOCH LINS e MARA FERNANDA PARISOTO
Colégio Estadual Euzébio da Mota
BIOPLÁSTICO UTILIZANDO A FIBRA DE BANANEIRA
Estudante: MATEUS DE LIMA NUNEZ
Professora Orientadora: MARLENE SALETE KOCH LINS
Colégio Estadual Euzébio da Mota
DINOSSAUROS: OS PROCESSOS DE FOSSILIZAÇÃO
Estudante: ANDRÉ FABRIProfessor
Orientador: MATEUS BAZAN PETERS QUERNE
Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba
MOTORES E O CICLO DE STIRLING
Estudantes: ARTHUR CARVALHO WALESK, ARTHUR SATO DE MARCH, EDUARDO KENJI GOYA OKURA, MARIA TEREZA ANDRADE FERREIRA e PEDRO ZANOTELLI FELICIO
Professor Orientador: BRUNO FELIPE VENANCIO
Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba
Trabalhos avaliados pelo público
TÚNEL DE VENTO
Estudantes: FERNANDA GLOUBER MARCON, TIAGO CHAVES FAGUNDES, NICOLAS MEGURO BEZERRA, ARTHUR LUCACHAKI TAKAKI e GABRIEL HENRIQUE VERNIZZE DALKE
Professor Orientador: RAFAEL VOLTOLINI
TUBO DE RUBENS E SUAS CHAMAS COLORIDAS
Estudantes: ARIADNY VIEIRA, SARAH EVELIN, LAURA SALAZAR, FERNANDO TELES
Professores Orientadores: RAFAEL FELIPE e ROBERTA SILVA
UVAS PASSAS DANÇANTESEstudantes: ISADORA DE OLIVEIRA FERREIRA, MARIA EDUARDA TSUKUDA GARCIA e MARIA GABRIELLA DIONIZIO PIRES
Professor Orientador: MATEUS BAZAN PETERS QUERNE

Os melhores trabalhos avaliados pela comissão julgadora receberam a nota máxima, pela qualidade de suas propostas, resultado do empenho e da dedicação dos alunos e professores, que se esforçaram para apresentar projetos bem estruturados, evidenciando a capacidade criativa e o potencial dos estudantes na área dadas ciências da natureza e tecnologias.

O sucesso da feira já deixa a expectativa para a próxima edição, que promete ser ainda mais abrangente e envolvente.

Texto enviado pela organização do evento