Informe da Direção Geral sobre a situação do prédio administrativo do Campus Curitiba – Campus Curitiba

INFORME

Informe da Direção Geral sobre a situação do prédio administrativo do Campus Curitiba

Publicado em

Copiado!
Obras de escoramento no prédio administrativo do Campus Curitiba estão em andamento

Conforme informamos em comunicação anterior, o prédio administrativo do campus inicialmente foi interditado por conta da necessidade de reforma no telhado. Essa situação foi verificada após emissão de laudo pericial por empresa contratada pelo campus. Tal fato já estava sendo acompanhado pela direção do campus, desde que a equipe da Diretoria de Infraestrutura do IFPR informou que as reformas que já tinham sido realizadas no prédio não eram definitivas. 

Porém com a queda de parte da platibanda (estrutura acima do telhado) deste prédio, existe a necessidade de fazer o escoramento do prédio, que está ocorrendo agora (por empresa especializada nesse tipo de trabalho). Quanto à infraestrutura do prédio, havia um acompanhamento de fissuras superficiais que surgiram, por parte da equipe de manutenção do campus e também pela Diretoria de Infraestrutura do IFPR. E, diante deste acontecimento, a equipe técnica da Diretoria de Infraestrutura reforçou a necessidade de fazer o escoramento do prédio até que haja uma reforma completa deste espaço. Neste cenário, foi realizada uma proteção provisória na via urbana (calçada), objetivando assim, resguardar os pedestres, e que está neste momento, foi retirada com a realização do escoramento. O prédio administrativo juntamente com o prédio da torre e de seu anexo e também o prédio da esquina da João Negrão com a Getúlio Vargas, onde futuramente ficará a Biblioteca do campus, constituem unidade de interesse de preservação pelo IPPUC. Várias reuniões foram realizadas com o IPPUC no sentido de verificar a possibilidade de alguma flexibilização quanto ao tombamento dessas infraestruturas, e tais reuniões foram realizadas com a presidência do IPPUC e a equipe técnica em diferentes gestões municipais, mas a resposta sempre foi a de que esses prédios devem ser preservados em suas características de fachada e volumetria pois constituem arquitetura fabril da cidade e são remanescentes de um importante ciclo da economia paranaense.
De fato, tais edificações são da primeira metade do século passado, algumas com mais de 100 anos e, por isso, foram construídas com um tipo de tecnologia que hoje não é mais usada. A cidade mudou, caminhões e ônibus transitam pelas vias em frente ao campus e isso traz danos a essas edificações, mas a determinação do IPPUC é a de que tais prédios sejam preservados e, isso significa a contratação de empresas especializadas nesse tipo de manutenção e consequentemente um custo mais alto para os cofres públicos.

Neste momento, a equipe da Diretoria de Infraestrutura do IFPR que já havia feito o projeto da reforma do telhado está levantando elementos para a reforma da infraestrutura predial da edificação da administração e, estamos buscando recursos junto ao MEC para sua viabilização.

Para atender aos setores que estavam sendo atendidos no prédio administrativo, provisoriamente ocupamos um outro prédio nos fundos da antiga Mate Real. Porém serão feitas reformas , que estão em fase de projeto, no momento, pela equipe técnica da D.I., numa parte do prédio anexo à Torre. Lá, conjuntamente, com o espaço já ocupado na antiga Mate,  abrigarão as instalações que estavam no prédio administrativo até sua reforma, bem como, outros espaços que são importantes para o desenvolvimento das atividades do campus.

Agradecemos a compreensão de todos/as e ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Cordialmente, 

A Direção.

Topo